UAlg lidera busca dos primeiros homens modernos

ouvir notícia

.

Um grupo de investigadores do Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour (ICArEHB) da Universidade do Algarve encontra-se, durante o mês de maio, a realizar prospeção arqueológica a sul de Moçambique, no âmbito do projeto “Middle Stone Age survey in the Limpopo and Elephant river valleys”, financiado pela National Geographic Society, através do programa Wyatt.

Liderada por Nuno Bicho, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, a equipa procura localizar novos sítios arqueológicos da Idade da Pedra no distrito de Massingir, província de Gaza. Durante a prospeção, os arqueólogos pretendem encontrar vestígios relacionados com o aparecimento dos primeiros homens modernos na região.

Em anos anteriores, a mesma equipa de arqueólogos já realizou trabalho de campo em outras regiões de Moçambique, nomeadamente na área do Lago Niassa, onde identificaram cerca de uma centena de novos sítios arqueológicos.

- Publicidade -

Para além dos investigadores da Universidade do Algarve, a equipa conta ainda com investigadores e alunos da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), da University of Louisville (EUA), da University of North Carolina Wilmington (EUA) e do Max Planck Institute (Alemanha).

Este projeto tem o apoio da Wenner-Gren Foundation (EUA) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.