Tropa controla acessos à serra de Silves para impedir incêndios

ouvir notícia

.

Um pelotão de militares do exército já começou a patrulhar a serra de Silves, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em parceria com o município de Silves.

Para além da vigilância da mata nacional Herdade da Parra, os militares vão patrulhar caminhos florestais, áreas de edificação dispersa e aglomerados urbanos do setor norte do concelho, nas freguesias de Silves, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra.

O patrulhamento em Silves vai decorrer até ao mês de setembro, durante o período crítico de defesa da floresta contra incêndios florestais.

- Publicidade -

Esta ação foi denominada pelo exército como “Plano Faunus” e está a ser posta em prática pelo Regimento de Infantaria Nº1, sedeado em Tavira.

Durante a operação, os militares estabelecerão uma base temporária no interior da serra de Silves localizada nas imediações da Herdade da Parra (quinta pedagógica) e contarão como apoio logístico do município de Silves.

Segundo a autarquia, esta ação, já implementada em 2014, teve “resultados muito positivos no concelho, tendo-se diminuindo de forma muito substancial as ocorrências na área patrulhada pela referida unidade, contribuindo igualmente para aumentar o sentimento de segurança junto das populações mais isoladas e envelhecidas do concelho, que esperamos dar continuidade em 2015”.

Meios de combate a postos em São Marcos da Serra

Entretanto, e também à semelhança do que aconteceu no ano passado, o município de Silves já concretizou o pré-posicionamento de uma equipa de combate a incêndios florestais em São Marcos da Serra, no antigo quartel de bombeiros, atualmente utilizado pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Este dispositivo, constituído por cinco operacionais e um veículo pesado de combate a incêndios florestais, ficará posicionado neste espaço durante toda a época crítica de combate a incêndios florestais, que decorre até setembro, e funcionará de forma contínua durante 24 horas, incluindo feriados e fins de semana.

NC/JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.