“Trabalho não pago está a aumentar no Algarve”

ouvir notícia

O Sindicato da Hotelaria do Algarve alertou esta semana que há cada vez mais situações irregulares no setor turístico. “O trabalho não pago tem vindo a aumentar escandalosamente nos últimos anos, chegando em certos casos a haver autênticas situações de escravatura devido aos longos períodos de trabalho sem qualquer tipo de remuneração, ou então, pago de forma miserável”, adianta em comunicado o coordenador do sindicato, Tiago Jacinto.

Segundo o dirigente sindical, “são milhares os trabalhadores e as trabalhadoras no Algarve que, ou não são pagos, ou então são muito mal pagos pelo trabalho que fazem, sujeitando-se a condições de trabalho bastante desgastantes, levando em alguns casos a situações de esgotamento”.

- Publicidade -

“O trabalho não declarado, as horas a mais não contabilizadas, a violação do direito ao descanso semanal e do direito a férias, os bancos de horas, a flexibilização dos horários, os salários em atraso, entre outros, são uma realidade cada vez mais dramática para um número cada vez maior de trabalhadores”, afiança o sindicato.

Milhares de jovens sujeitos a pressões

O Sindicato da Hotelaria do Algarve dá como “exemplo gritante” dessa realidade “o número cada vez maior de estagiários que as empresas utilizam para ocuparem postos de trabalho efetivos, muitos a desempenharem todo o tipo de tarefas de forma indiscriminada”. “Estima-se que sejam milhares os jovens, muitos apenas com 15 e 16 anos, vindos de todo o país e da região, que pagam as suas deslocações, comem e dormem nas unidades hoteleiras, sujeitos a todo o tipo de pressões e chantagens para trabalharem mais horas do que aquelas que o plano de estágio obriga, havendo casos em que chega a atingir as 12 e mais horas diárias”, assegura Tiago Jacinto, frisando que “no Algarve praticamente todas as empresas do setor, principalmente os grandes grupos hoteleiros, estão a recorrer a esta mão de obra altamente explorada”.

NC/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. É uma grande tristeza…!
    A enorme falta de formação dos empresários é o principio de uma situação que degrada a qualidade da industria holeteira no Algarve !!! Qualquer pessoa com um minimo de capital consegue abrir uma cafataria, café, restaurante, etc… Os municipios só querem é passar licenças pois lucram com isso. Fazem com que haja uma feroz concorrência entre estabelimentos. Os proprietários não se apercebem disso e passam a fazer uma enorme pressão sobre os funcionários. Todo e qualquer problema é sempre culpa dos empregados que não prestam !!! A historia de não haver folgas durante o verão foi generalizada e tornou-se uma coisa normal, no fim do verão a maioria não são recompensados, o horario, tem hora certa para começar mas não tem hora certa para acabar, contratos de trabalho são escassos porque não convém por várias razões, muitos patrões até querem parte das gratificações que toda a vida foram dadas aos empregados…!!!!! Há uma lista enrme de situações que deveriam ser fiscalizadas e mudadas…! Muitos empregados não sabem como fazer queixa, denuncia…!
    É uma grande tristeza…!
    É que no fim quem paga, é a qualidade do turismo no Algarve,,,

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.