Tecnologia ajuda a cuidar de 300 idosos em Portimão

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Centro de Apoio a Idosos de Portimão

Um moderno sistema informático vai monitorizar e melhorar os cuidados prestados a 300 utentes do Centro de Apoio a Idosos de Portimão. Segundo os responsáveis, trata-se de “um software específico de gestão” que prevê, por exemplo, o registo de todas as atividades diárias dos utentes e a sua interação com os funcionários da instituição em áreas tão diversas como os cuidados de higiene, saúde, imagem, alimentação, animação, ausências, lavandaria, tempos de prestação de serviços, entre outros.

O presidente do centro de apoio a idosos, Figueiredo Santos, refere que a implementação deste sistema informático, que custou cerca de 30 mil euros, “dá-nos uma perspetiva de toda a instituição, permitindo uma gestão e planeamento estratégicos”.

Figueiredo Santos acentua ainda que os censos de 2001 e 2011 revelam um aumento de cerca de 30 por cento das pessoas com ou mais de 65 anos (em Portimão, Lagoa e Lagos), pelo que “a instituição deve estar preparada para os inúmeros desafios que se lhe apresentam e para os quais é frequentemente instada pelas entidades responsáveis pelas políticas de apoio à terceira idade”.

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O Centro de Apoio a Idosos de Portimão tem um orçamento de cerca de quatro milhões de euros em 2016 e cuida de 300 utentes nos lares da Raminha (103), Diogo Gonçalves (60), Vila Avó (34), Centro de Dia S. Camilo de Lélis (51) e através do apoio domiciliário (33), bem como no lar para crianças Catraia (19).

“Os idosos e as crianças não podem esperar”

Sónia Fazenda, uma das diretoras técnicas da instituição, realça que a nova ferramenta informática vai substituir o papel, “tornando-se por isso prática e um instrumento importante e rápido para ajudar a melhorar procedimentos no sentido de uma maior humanização nos cuidados prestados”.

A nova plataforma proporciona assim o lançamento de todos e quaisquer cuidados prestados aos utentes pelos funcionários da instituição, que dispõem para o efeito de terminais de ligação ao sistema. “Desde, por exemplo, a simples mudança de uma fralda, ao tempo que levam as prestadoras de cuidados a falar e a tratar duma utente, tudo é lançado no sistema”, adianta a técnica.

O conhecimento atempado das ocorrências permite, por outro lado, que “se possa corrigir imediatamente qualquer situação”, explica Sónia Fazenda, frisando que “a pessoa idosa e a criança não podem esperar, sob pena de surgirem outros problemas porventura maiores”.

NC|JA

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