Tavira: Todas as artes num verão diferente

ouvir notícia

Os Deolinda protagonizam um dos concertos agendados para a colina de Santa Maria

.

De julho a setembro, o “Verão em Tavira” propõe um programa para todos, seguindo a linha de valorização da cultura portuguesa, do património cultural universal, nomeadamente através do teatro, da música, do cinema, da dança, das artes visuais, da literatura, das visitas ao património, do folclore, do desporto e das feiras temáticas.

“Cenas na Rua”: Grande Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua

- Publicidade -

O programa arranca, entre 01 e 14 de julho, com a 12.ª edição do Festival “Cenas na Rua”. Durante duas semanas, companhias premiadas e projetos de Portugal, Espanha, Inglaterra e Itália apresentam espetáculos de novo circo, teatro, marionetas, comédias musical, assim como “stand up comedy”.

Mandrágora, O Bando, Pagagnini, Kumpania Algazarra Cia, Jean Philippe Kikolas, Armação do Artista, Eccentrici Dadarò, Rui Paixão, Aldo Lima, Laitrum Teatre, Ao luar Teatro, Capicua 333 e Enfila S.A. são algumas das presenças previstas para as praças do centro histórico da cidade. Destaque, ainda, para os universos geniais de Shakespeare e Cervantes, falecidos no mesmo dia, em 1616.

“Jazz no Palácio”

O terraço do Palácio da Galeria volta a ser o cenário, entre 21 e 23 de julho, do “Jazz no Palácio” que conta com o Quinteto de Joana Machado (dia 21), Júlio Resende e o fado de Marco Rodrigues (dia 22) e o Quarteto Ricardo Toscano (dia 23).

Concertos de verão na colina de Santa Maria

O parque do Palácio da Galeria na “colina genética” de Tavira acolhe concertos de artistas reconhecidos a nível nacional e internacional é o caso do compositor e pianista Rodrigo Leão (16 de julho), a fadista Cuca Roseta (29 de julho), os populares Deolinda (04 de agosto) e o sempre apreciado António Zambujo (19 de agosto).

Cinema Europeu e Não Europeu

As Mostras de “Cinema Europeu” (05 a 15 de julho) e “Não Europeu” (05 de julho a 15 de agosto), promovidas pelo Cineclube de Tavira, decorrem, à semelhança dos anos anteriores, nos claustros do Convento do Carmo, com uma seleção de alguns dos melhores filmes das últimas temporadas.

Música ligeira e ópera na Praça da República

Marcarão presença intérpretes e projetos musicais conhecidos como Juan Santamaria e a Banda Musical de Tavira, canto andaluz e fado acompanhados pela música filarmónica (15 de julho), a Orquestra de Jazz do Algarve com Maria Anadon (30 de julho), Selma Uamusse apresenta a nova música de Moçambique (05 de agosto), “Gala lírica – Mozart” com cantores do Teatro Nacional de São Carlos (06 de agosto), “Marafona” (13 de agosto) e “Retimbrar” novos projetos da música tradicional portuguesa (26 de agosto) e Real Combo Lisbonense com o projeto “Saudade de Você – às Voltas com Carmem Miranda” (27 de agosto), para além do folclore, músicas tradicionais e do mundo, danças de salão, entre muitos outros… Às quartas-feiras o Fado no Jardim do Coreto anima as noites.

Também o Festival “3 Noites, 3 Sons”, organizado pela Academia de Música de Tavira, tem lugar, em julho, com programa variado.

Arte contemporânea e património no Museu Municipal…

No Palácio da Galeria “Palácio de Espanto” apresenta obras da coleção de arte contemporânea da Caixa Geral de Depósitos em diálogo com peças de arqueologia e objetos de etnografia do Museu Municipal de Tavira.

Entre outras obras da segunda metade do século XX o público tem a rara a oportunidade para ver o “Canavial” de 1968, marcante da produção de Alberto Carneiro, ou “Big Wide ” de Michael Biberstein. Ainda patentes obras de Ana Jotta, José Pedro Croft, Ângelo de Sousa, Waltercio Caldas, José Loureiro, Fernando Calhau, Rui Chafes, Noronha da Costa, Pedro Sousa Vieira, Pedro Cabrita Reis, Michael Biberstein, Alberto Carneiro e Francisco Tropa.

No Palácio da Galeria continua a exposição “Dieta Mediterrânica, património cultural milenar”, viagem pelo universo da cultura mediterrânica, a história, as paisagens culturais, os alimentos sagrados, as festividades e alimentação saudável e no Núcleo Islâmico do MMT a exposição “ Tavira Islâmica” apresenta a coleção com o famoso ex-libris “Vaso de Tavira” regressado do Louvre e Rabat, assim como a exposição de fotografias de Cabrita Nascimento “Chefchaouen”.

Atividades na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos que organiza a Feira do Livro tem uma programação semanal de contos e leituras para o público infantojuvenil e diversas iniciativas para o público adulto.

Feiras temáticas junto ao rio

A rua do Cais recebe, de julho a setembro, variadas feiras e mostras como o “Festival Vinhos e Sabores” (07 a 10 de julho), as Feiras dos Stocks (14 a 17 de julho), do Livro (20 de julho a 03 de agosto), dos Ofícios (06 a 15 de agosto) e das Antiguidades e Velharias (18 a 28 de agosto).

IV Feira da Dieta Mediterrânica

De 01 a 04 de setembro decorre mais uma edição da Feira da Dieta Mediterrânica, a qual integra o Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, sendo Tavira a comunidade representativa de Portugal.

Este ano será dada especial atenção ao Ano Internacional da Leguminosas decretado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), à valorização dos recursos naturais e produtos locais e aos programas e espaços para infância e juventude.

O programa “Verão em Tavira” é uma organização da Câmara Municipal e da Associação Baixa de Tavira em conjunto com outras entidades do concelho.
.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.