Tavira investe mais de 50 mil euros para combater o sedentarismo

ouvir notícia

O programa de promoção da atividade já está em marcha (Foto: Luís Rodrigues)

O Programa de Promoção da Atividade Física, uma iniciativa da Câmara Municipal de Tavira, dinamizada pela Casa do Povo de Santo Estêvão, foi apresentado na segunda-feira e representa um investimento de mais de 50 mil euros.

“Todos em Movimento”, “Infantários em Movimento”, “Escola ativa”, “Todos a Caminhar”, “Todos a Pedalar”, “Atividade Física Adaptada”, “Põe-te a Mexer” e “Viva Mais” são as ofertas que integram o programa deste ano, através de quadros profissionais na área da educação física e desporto, o qual inclui projetos diferenciados que abrangem várias faixas etárias.

A ação “Todos em Movimento” surge no âmbito de uma parceria com a ACES do Sotavento e destina-se aos utentes, a partir dos três anos, sinalizados por esta entidade. Este tem como objetivo o combate à obesidade e a promoção da atividade física regular no seguimento da estratégia local de saúde.

- Publicidade -

A iniciativa “Infantários em Movimento” destina-se a alunos do ensino pré-escolar, com idade compreendida entre os três e os cinco anos, e tem como intuito o desenvolvimento da psicomotricidade infantil.

A “Escola Ativa” visa alunos, com idades entre os cinco e os dez anos, das escolas do 1.º ciclo do concelho com obesidade ou sedentários. O objetivo consiste na promoção de atividades desportivas no âmbito do programa do 1.º Ciclo.

“Todos a Caminhar” foi criada a pensar nos cidadãos com mais de dez anos e visa a prática de caminhadas ou marchas-corrida concelhias (freguesias) e do calendário regional do Algarve.

Por seu turno, a iniciativa “Todos a Pedalar” dirige-se a pessoas com mais de 12 anos e consiste em passeios guiados em bicicleta de BTT pelas diferentes freguesias.

O programa inclui ainda a “Atividade Física Adaptada” que está direcionada aos utentes da Fundação Irene Rolo, portadores de algum tipo de deficiência. O exercício da atividade física, este ano, incide sob a prática de boccia, jogos lúdico-desportivos e adaptação ao meio aquático.

“Põe-te a Mexer” visa cidadãos entre 18 e os 54 anos e tem como objetivo a prática de atividade física/ desportiva, nomeadamente, ginástica de manutenção, aeróbica, localizada, fitness e GAP.

Finalmente, “Viva Mais” é orientado para cidadãos com mais de 55 anos e tem como finalidade a prática de atividade física/desportiva, designadamente, ginástica de manutenção, gerontomotrocidade e hidroginástica.

Os projetos são gratuitos e “possibilitam uma oferta desportiva diversificada de modo a sensibilizar a população para a adoção de um estilo de vida saudável, combatendo o sedentarismo e potenciando a qualidade de vida dos cidadão”, sublinham os responsáveis pelo projeto.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.