Tavira inaugura Parque Verde do Séqua

ouvir notícia

.

O novo espaço de lazer da cidade vai ser inaugurado esta sexta-feira, a par de outras cerimónias institucionais e desportivas integradas na celebração do 25 de Abril

.

O Parque Verde do Séqua, o novo espaço de lazer da cidade de Tavira, vai ser inaugurado esta sexta-feira, às 11h30, no âmbito das comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril.

- Publicidade -

O parque localiza-se na margem esquerda do rio, ao longo da Rua João Vaz Corte Real, e custou cerca de 545 mil euros. O Município de Tavira candidatou este investimento ao QREN, nomeadamente ao PO Algarve 21, beneficiando de um cofinanciamento de 65%.

A empreitada contemplou a construção de um circuito de manutenção, percursos pedonais, pontos de encontro e estadia, ciclovia, lugares de estacionamento (100 lugares para veículos ligeiros, quatro para motorizados e quatro para pessoas com mobilidade reduzida) e espaços verdes.

Mas o programa de comemoração dos 40 anos de Revolução de Abril começa antes, às 09h45, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, sucedendo-se a habitual sessão solene, no Salão Nobre, com as intervenções do presidente da Câmara Municipal, Jorge Botelho, do presidente da Assembleia Municipal, José Baía, e dos representantes dos partidos políticos com assento nos órgãos autárquicos.

Às 12h15 será inaugurada a ampliação da Escola EB1 de Cabanas, que representou um investimento de cerca de 99 mil euros. A intervenção consistiu na criação de um refeitório de modo a responder às exigências das novas práticas pedagógicas.

Meia hora depois os autarcas visitarão o porto de pesca de Cabanas para observar os trabalhos de limpeza da zona envolvente, pavimentação e execução da vedação da zona contígua à rampa destinada a arrumos das artes de pesca. Estas obras, orçadas em pouco mais de 6 mil euros, incluem ainda e pavimentação do passeio de acesso ao empreendimento turístico situado na zona e a relocalização dos ecopontos e contentores RSU.

Na parte da tarde, a partir das 15h00, os autarcas deslocam-se à freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, para visitar as habitações reabilitadas depois do incêndio ocorrido em julho de 2012 e cujos trabalhos foram realizados no âmbito do projeto Rosmaninho.

Aquele projeto visa a inclusão social da população, através da aposta na reconstrução e no equipamento de cinco alojamentos permanentes afetados pelo referido incêndio: Carvalhal, Casas Novas (Umbria), Água de Tabuas, Curral da Pedra, Carvalhoso. Representa um investimento global de mais de 238 mi euros, financiados pelo Fundo de Socorro Social. O Rosmaninho foi promovido pelo Centro Social Nossa Senhora das Dores de Santa Catarina da Fonte do Bispo, em parceria com o Instituto de Segurança Social e o Município de Tavira.

A par deste programa é possível visitar, no Quartel da Atalaia, até dia 31 de agosto, entre as 10h00 e as 18h00, as exposições “Liberdade e coerência cívica – O exemplo de Ernesto Melo Antunes na história contemporânea portuguesa” e “40 anos – 25 de Abril”. Até dia 31 de maio está patente na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a segunda “Mostra da Primavera – Doçaria e Artesanato de Tavira”. As comemorações do 25 de Abril incluem ainda diversas atividades culturais e desportivas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.