SPZS: Gestão democrática das escolas

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

A gestão das escolas carece de uma democratização, tendo por base um modelo mais participativo e democrático, com a eleição de todos os seus órgãos pelos professores, educadores, trabalhadores não docentes, representantes dos pais e, no caso do ensino secundário, também os representantes dos alunos.

Os professores e educadores responsáveis por todas as estruturas intermédias de gestão e coordenadores de estabelecimento também deverão ser eleitos pelos seus pares, numa perspetiva colegial. Na verdade, e muito lamentavelmente, há casos em que se verificam abusos do poder, clima de insegurança e de medo, prepotência, bem como o alheamento em relação aos assuntos da vida escolar. Verificam-se problemas ao nível da colocação de professores/educadores e dos seus horários. O trabalho nas escolas passou a ser mais competitivo do que colaborativo, o que, inevitavelmente, prejudica as relações interpessoais e o ambiente de trabalho.

Esta situação só não é pior porque alguns diretores possuem características pessoais que ainda contrariam o atual regime de autonomia e gestão das escolas e as práticas que favorece.

Segundo a Federação Nacional de Professores (FENPROF), “A gestão democrática das escolas é fundamental para o exercício de uma verdadeira autonomia, para a prevalência do interesse pedagógico sobre qualquer outro, para promover a participação de todos na vida das escolas. Desde 2008 que a gestão das escolas perdeu os últimos laivos de democracia, com a substituição do órgão de gestão colegial por um unipessoal, ao substituir eleição desse órgão pela escolha do diretor por um pequeno grupo de intervenientes, ao desvalorizar o Conselho Pedagógico, bem como as estruturas intermédias de gestão das escolas, esvaziando-o de competências de decisão. Essas modificações destinaram-se a, paradoxalmente, em nome de uma suposta autonomia, permitir um controlo ainda mais apertado e próximo por parte do aparelho central do Ministério da Educação.”

A FENPROF e os seus sindicatos consideram a gestão das escolas um dos eixos fundamentais de debate e ação neste ano letivo e estão a desenvolver um vasto conjunto de diversas iniciativas enquadradas na campanha nacional em defesa da gestão democrática das escolas. Neste contexto, foi promovida a nível nacional, desde o dia 30 de janeiro e até ao dia 3 de fevereiro, a semana de consulta aos professores e educadores sobre aspetos do atual regime de gestão, cujas resultados serão analisados e as suas conclusões divulgadas e debatidas em reuniões e plenários com os docentes. Podemos afirmar que a semana de auscultação se transformou, na maioria das escolas, num forte movimento de envolvimento que tornará claras as posições dos professores e educadores sobre a matéria e que conduzirá a decisões sobre as ações sindicais a desenvolver futuramente.

Também no âmbito desta campanha, decorrerão reuniões com as mais diversas entidades e organizações que intervêm na vida das escolas ou iniciativas com diretores e outros dirigentes das escolas que defendam a gestão democrática, bem como com representantes do movimento associativo dos pais e alunos.

Esta é mais uma oportunidade para que a classe docente se mobilize a fim de, entre outros fatores, pôr fim à concentração de poderes num órgão de gestão unipessoal e à limitação da sua participação nas decisões pedagógicas e de política educativa.

Está na hora de nos valermos da atual conjuntura política para alterarmos esta situação, até porque a implementação de uma gestão democrática nas escolas não implica reforço financeiro. Está na hora de pressionarmos o governo a alterar o atual regime.

Há que lutar, com determinação! As melhores condições de trabalho para os professores e educadores serão certamente também melhores condições de aprendizagem para os alunos e, consequentemente, para o seu sucesso.

Professora de Matemática e Ciências Naturais e dirigente sindical

Isa Martins

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.