SORAIA SIMÕES

  LUSOFONIA. Não é o desígnio,

mas o que se faz com o desígnio

 

O paradigma de uma comunidade lusófona activou, ao longo dos anos, o decurso de uma construção e representação de identidade, que ainda hoje carrega algumas retóricas que procuram legitimar uma argumentação condizente com aquilo que se tenciona evidenciar. O tempo e o espaço são duas directrizes indispensáveis nesse processo de representação identitária.


Tempo e espaço assumiram notável expressividade enquanto directrizes discursivas acerca das ideias de lusofonia ou de comunidade lusófona.


Mesmo que tentemos fugir a essa associação, o tempo/memória pode apoiar ou condicionar a maioria da argumentação que tende a legitimar a historicidade patente no enfoque lusófono. 


Há uns largos dias, numa conversa gravada para o meu trabalho com um músico, ele atentava, à sua maneira, sobre esta inscrição discursiva su-gerida por uma memória historicista em tempos de colonização entre Portugal e as outrora colónias. O certo, é que me revejo na sua forma de pensar o assunto.


Há uma força incutida no discurso actual, apoiada nessa memória ou tempo, que potencia uma narrativa cada vez mais comum dos discursos que celebram as ideias de lusofonia ou comunidade lusófona. O tempo consente uma característica referencial e representativa no âmbito da ideia da lusofonia, fundida nas mudanças operadas na actualidade, que lhe imprimem, ao mesmo tempo, conotações de ruptura com a representação imperialista do passado.


Mas, é, na minha opinião, na segunda directriz – o espaço – sobre a qual incide o que trabalho, que o discurso contemporâneo pós-colonial ou pós-independência mais se materializa.


As referências geográficas e identitárias da ‘comunidade’ que se recolhe ou pretende aludir, tem em conta uma relação comum e transversal a vários discursos – tanto por referência à língua, como meio de partilha, como à referência de uma história comum. As definições de uma aparente unidade, tendo em conta a dispersão territorial e continental dos vários espaços que preenchem a geografia da chamada comunidade lusófona, as suas especificidades culturais, sociais, linguísticas inerentes à historicidade que caracteriza a formação identitária de cada um desses espaços, anula-se, muitas vezes, na prática pela construção da directriz espacial, a partir da qual se imagina a ideia de uma comunidade lusófona com uma língua semelhante.


A retórica que realça o imaginário de pertença/identidade fica tantas vezes unicamente carregada por discursos que resgatam ‘uma história semelhante’ e ‘uma língua partilhada’.


Ora, tudo isto são mitos de acessibilidade a uma linha de entendimento posta no enfoque lusófono cada vez menos integrante e cada vez mais colonizadora.


Estudar e abordar as práticas culturais de vários ‘povos’, tem de permitir que as várias expressões identitárias se conheçam relacionando-se, e não se anulem pela convivência quase unilateral em espaços comuns.


Assim, as ideias e verbalizações tributárias daquilo que constitui a memória histórica e colonial, estão (ainda) afundadas numa realidade imperialista que se não ultrapassada, se deveria ultrapassar. 


Não podemos esquecer, que a representação literária desta ideia de comunidade reproduz os mesmos circuitos efectuados pelos espaços que enformavam a geografia imperial portuguesa.

*Autora Mural Sonoro

Nota: O autor não escreveu o artigo ao abrigo do novo acordo ortográfico

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.