Soares elogia Tsipras e considera “indecorosa” posição da ministra das Finanças

ouvir notícia

Mário Soares critica também a pressão que Portugal e Espanha fizeram junto da Alemanha para que o acordo com o Governo grego não ocorresse

Mário Soares elogia esta terça-feira o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, bem como “o seu notável ministro das Finanças” pelo acordo obtido no Eurogrupo e o aumento de popularidade do seu Governo.

Na sua habitual coluna semanal no “Diário de Notícias”, o líder histórico do PS qualifica ainda como “indecorosa” a posição da ministra portuguesa das Finanças, “sentada ao lado do reacionário Schauble, sujeitando-se a uma fotografia de propaganda da austeridade”.

Soares critica também a pressão que Portugal e Espanha fizeram junto da Alemanha para que o acordo com o Governo grego não ocorresse.

- Publicidade -

O assunto, que foi levantado no fim de semana por Tsipras numa reunião do seu partido, já mereceu um protesto da parte de Espanha e de Portugal junto da Comissão Europeia. Segundo fonte de Bruxelas citada pelo “Diário de Notícias”, é possível que haja uma declaração política do presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, na cimeira quadripartida desta quarta-feira, em Madrid, a propósito das interligações energéticas.

A porta-voz da Comissão havia respondido que esta está “em contacto próximo” com as três capitais, com o objetivo de assegurar que “há unidade entre os Estados-membros e em especial aos membros da zona euro”, segundo uma porta-voz da Comissão.

O Governo grego, por sua vez, já veio dizer que o “não divide os os pa´sies e povos como amigos ou inimigos” e que “qualquer má interpretação do discurso do primeiro-ministro grego não ajuda ao diálogo”.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.