SMS: Os Lambe-botas

Esta espécie nunca esteve em extinção desde a Arca de Noé. É uma espécie muito resistente, faça sol ou haja chuva, vive sem precisar de grande alimentação, suporta meses e meses sem uma pinga de água como nenhum camelo, e sendo o foco de muita doença política e das mais terríveis epidemias culturais, nenhuma infecção ou contaminação a derruba. Os sinais vitais dos Lambe-botas só dão provas de entrarem em falência quando gastam a língua ou quando os donos das botas resolvem sem prévio aviso andar descalços. Os Lambe-botas sabem que lamber ou simplesmente beijar os pés dos que aparentemente seguem, por vezes até rastejando, é um sinal de traição equivalente ao de Judas. Lamber os pés, nunca! Apenas o coiro das botas. Daí que a língua ds Lambe-botas, por osmose ou há quem diga por exosmose, em função do material que a sua saliva humidifica, com o passar do tempo ganha a textura do coiro.

Então, sítio onde abundem os Lambe-botas, não engana a ninguém. Seja partido, auditório de biblioteca, estação de comboios, salão de reunião pública de câmara, ou mesmo escritórios conexos da Agência Portuguesa do Ambiente ou disso a que se chama Infraestruturas de Portugal, se por lá estão Lambe-botas, de certeza há muito coiro e cheira a fábrica de curtumes.
Nos partidos, o coiro dos Lambe-botas de início ou na fase salga pode ser explicado como perfume, e ninguém nota. Já num auditório de biblioteca, onde o que ninguém suspeita que seja coiro, os Lambe-botas fazem gala da operação de remolho, não sendo difícil observar o destino desses pobres seres – a transformação de pele em couro. Nas estações de comboios, venham estes da esquerda ou da direita, aí é que os Lambe-botas, na fase da depilação, cheiram ao que é de fugir. O enxofre para dissolver os pelos, faz os seus efeitos. Nas câmaras, os Lambe-botas cumprem com rigor a operação do caleiro que é o momento quando se adiciona cal hidratada para provocar o intumescimento das peles. Nas coisas do ambiente, por regra, os Lambe-botas sofrem o processo do curtimento, sem grande sofrimento, o que permite que se designe tal processo por purga. O que nem sempre acontece com todos os Lambe-botas.

Bem hajam.

(Próximo episódio: Os Arranha-camisas)

 

Flagrante esclarecimento: Quando se fala de muitos em geral mas de ninguém em particular, quem se pica alhos mordica.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.