SMS: Os Algarviões

Se fosse uma planta, o Algarvião é aquilo que os ecologistas designam por planta invasora. Não descansa enquanto não dominar o terreno e a paisagem não tiver a sua folhagem, a terra apenas as suas raízes. Parece ser Algarvio, mas não é – apenas finge. Julga muita gente que o Algarvião não passa de um Algarviote, mas é muito mais do que isso – engana. Tem, como todos os seres humanos, cabeça, tronco e membros, mas muito pouca cabeça, além de lhe faltar tronco e quanto a membros, as mãos serem uma confusão de mãos com pés. Aí os temos nos partidos – estragando os partidos, nas burocracias do Estado e das autarquias – estragando o bom nome do Estado e os melhores apelidos das autarquias, e também no Ensino, na Cultura, mas sobretudo a tocar guitarra. Importa dizer que muitos dos Algarviões nasceram no Algarve, não por erro próprio mas da mãe e do pai, havendo muitos outros que vieram mais ou menos corridos de longe ou até mesmo de muito perto, instalando-se no Algarve convencidos de que está ainda em vigor a tal lei medieval segundo a qual em terra de cegos o zarolho é rei. Por isso impõem respeito, são até venerados e tudo o que lhes sai da boca é sentença bíblica.

Por regra e para garantir sobrevivência, agem pela calada. Os Agarviões não gostam de dar nas vistas e para a ação direta, cada Algarvião tem à sua volta uma legião de Algarviotes, quer para o trabalho limpo, quer para o trabalho sujo. Se fossem plantas e infestassem todo o Caldeirão, a serra de Monchique, o Espinhaço de Cão e a Ria Formosa, como diriam os ecologistas, o Algarve estaria desgraçado e até o camarão de Quarteira degeneraria.

Para resumir a definição, um autêntico Algarvião, por questão de cabeça, de tronco e membros, é a síntese viva em corpo de todas as espécies que em qualquer parte do mundo põem um ser humano fora de si – o Algarvião, na verdade, é Trepador, Vira-casacas, Apanha-bolas, Estafermo, Luzicu, Lambe-botas, Arranha-camisas, Esponja, Filipe e Burgesso. O definido está na definição.

Bem hajam. Andam por aí.

 

Último episódio: a finalizar esta série – Os Algarvios, que são o maior enigma

a sul do Tejo, a norte de Marrocos e a oeste da Andaluzia.

 

Flagrante nova autarquia: Está criado o 17.º Município do Algarve – a empresa pública Infraestruturas de Portugal. Tem exército e tem marinha, só lhe falta força aérea.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.