SMS: E que tal, Bandeiras Azuis nas praias da política?

Entra por um ouvido e sai pelo outro. Os que fizeram da “política” uma carreira profissional, há muito que já perceberam que, perante reparos, escrutínio crítico, discordâncias fundamentadas e dedos na ferida dos jogos de interesses, não tanto o segredo mas o “não ligar” é a alma do negócio. Uma crítica e ouve-se o visado dizer para a sua roda: “Esquece”. Um reparo e logo da boca sai mecanicamente aquele “deixa-o falar, até que se cale”. E para quê esforço em fundamentar discordâncias, se o raciocínio de resposta dispara ao discordante a bala do “mau feitio”, por vezes a “dor de cotovelo”, ou se coisa provoca enervamento do atirador, lá vai o tiro de canhão com o tal “quem manda aqui sou eu, acabou-se a conversa”?

Depois, no terreno do abstrato, querem “participação cívica”; depois, nos sermões sobre exclusivos casos gerais, fazem apelos à ”vivência democrática ativa”; depois, até agradecem que o “público” não acorra às reuniões aberta de câmara e não use o “período de intervenção” nas assembleias municipais. E se acorre e usa, é trabalho da “oposição” e daquela gente que “está por detrás”… Pelo que se ouve aqui e ali, o “ambiente político” não passa disto, com alguma animação gerada por encómios, por elogios em “blogues informativos” pagos pelos elogiados, por muito e até asfixiante incenso saído dos turíbulos dos departamentos de “comunicação” com destino às vozes dos donos a troco de publicidade “institucional”. Fora deste esquema ainda teremos algumas rádios transformadas em púlpitos de seitas ou extensões de discotecas, e algumas outras que praticamente pilharam as frequências estabelecidas para emissões locais ou regionais mas que, a rigor, pouco ou nada têm a ver diretamente com o Algarve e suas terras.

E é neste ambiente que quem entrou na “política” por carreira profissional, está e passeia no Algarve como quem está e passeia em praias. Estas têm, e bem, bandeiras azuis que les assinalam a excelência e a qualidade. Além disso, conforme o estado do mar, nelas são içadas as bandeirinhas verde, amarela ou vermelha, como sinais de aviso que vão da confiança ao perigo. E que tal se, nas praias da política, fosse colocadas bandeiras azuis, em caso de comprovada excelência e qualidade? Não falando das bandeirinhas de confiança ou de tempestade que supostamente cabe aos eleitores içar, eleitores estes que têm sido os nadadores-salvadores dos banhistas, quantas praias do Algarve Político figurariam no mapa? Não se sabe, mas cada um que veja a sua praia.

Flagrante alternativa: Com a Via do Infante longe, muito longe dos objetivos de salvadora alternativa à 125, e com a 125 mais ou menos “requalificada” com a requalificação multiplicada das ratoeiras entre rotundas e traços no piso como no jogo das manecas, resta ao Algarve a antiga solução para as suas ligações internas e externas – por via marítima.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.