SMS

Duas festas milenares

São festas da convivência humana, não são imitação, continuam ano após ano como se tivessem nascido do chão, congregam crentes, descrentes e até quem não é uma coisa nem outra. O concílio de Trento, no longínquo século XVI, cristianizou-as, purgou-as do paganismo, deu-lhes novos nomes. Mas se é verdade que os deuses se foram embora despedidos por justa causa, os nomes ficaram como ficou a finalidade das festas: a convivência. A sã convivência. E quando assim é, uma festa popular nunca é contra o povo, e resiste como festa contra todas as tentativas para a separar das raízes que estão lá no fundo dos tempos e da sociedade. O documento que prova a sua proveniência não está em pergaminho, nem em papel. Está na raiz e no tempo. Refiro-me à Festa das Tochas Floridas ou Festas das Flores de São Brás de Alportel, e às Festas da Mãe Soberana de Loulé (a pequena e a grande) que cumprem a rigor o calendário lunar e assentam em chão fortemente romanizado. As explicações são muitas, cada qual com a sua lenda, a sua ficção e a sua história debitada mais pela intuição do que pelo documento. Mas nota-se que em qualquer dessas duas festas, há algo que não é apenas secular, é milenar. Que se filia em culturas que vêm dos confins do tempo. Aqui, há trabalho para historiadores e ofícios correlativos.

O que importa é destacar que. tal como chegam aos nossos dias, as festas lunares de São Bás e de Loulé são enormes festas da convivência, portentosas festas, resistentes à mística (boa ou má) e à mistificação (bem intencionada ou perversa). Nessas festas, o ator verdadeiro é o género humano com o seu instinto de pacífica apoteose quando se sente em reunião puramente humana, sem deuses, sem chefes, sem cabeças iluminadas. É claro que o pretexto, em São Brás, são as flores e também, um pouco às escondidas (já foi mais) a raiz quadrada do medronho, e que, em Loulé, é a Mãe Soberana (os romanos nunca designavam Diana pelo nome mas por Mater Soberana, assim mesmo). À parte o medronho e Diana, e à parte também o concílio de Trento, ficou como herança dos tempos, a convivência a galvanizar multidões cujas imagens fixadas por um fotógrafo de bons olhos, são imagens da paz em verdadeiros espetáculos da paz. Coisas destas como as de São Brás e de Loulé não se fazem de um ano para o outro, levam tempo, precisam de tempo, de séculos, possivelmente de milénios.

Como dizem os empresários de “eventos”, são espetáculos a não perder. E é pena que o turismo algarvio, perante tais eventos milenares, não ultrapasse o raciocínio analógico. E parou.

Flagrante fronteira: Entre-se no Algarve por onde se entrar e não há uma placa, um post-it pelo menos, a sugerir que aqui ou ali começa ou termina o Algarve. Saudosos os tempos em que o governador civil dava as boas vindas ou em que havia aquele cartaz com uma chaminé da Mealhada e amendoeiras em flor até em agosto… Ao menos um disparate que marcasse a fronteira do Algarve.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.