São Brás prepara-se para mais uma Festa das Tochas Floridas

ouvir notícia

.

Ruas engalanadas, manifestações religiosas, gastronomia e animação musical marcam o Domingo de Páscoa

.

Em São Brás de Alportel, a Procissão da Ressurreição, integrada na Festa das Tochas Floridas, é uma manifestação singular do sentir de um povo. Ao sabor da fé, em cada Domingo de Páscoa, cobre-se de flores o chão e ergue-se a tocha ao alto, ao ritmo do refrão, em honra a Cristo ressuscitado.

- Publicidade -

“Ressuscitou como disse! Aleluia, Aleluia, Aleluia!”. Este é o grito que ecoa pelas ruas, cobertas de flores. A vila é engalanada, as varandas são enfeitadas com bonitas colchas, para celebrar a Páscoa. Trata-se de um dos pontos altos do Domingo de Páscoa na região algarvia.

A abertura das ruas para apreciação do tapete de flores acontece a partir das 9h30, seguindo-se a abertura do Encontro de Sabores (Largo S. Sebastião) e da Mostra de Artesanato (Adro da Igreja Matriz), bem como a eucaristia da Ressurreição (Igreja Matriz). A procissão da Ressurreição com as tochas floridas começa às 11h00.

Durante a tarde, a partir das 15h00, o Adro da Igreja Matriz acolhe o encontro de sons e sabores, onde os vistantes e a população local pode assistir a espetáculos de música popular e adquirir doces e petiscos regionais. Uma das iguarias é a típica amêndoa tenra de São Brás. Neste período decorre também a apresentação dos resultados dos concursos “Jogos Florais” e “Tochas e Varandas”. A animação muscal estará a cargo do artista Fernando Correia Marques.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.