São Brás de Alportel: Fundador do concelho inspira expedição até Marrocos

ouvir notícia

.

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel e o Grupo Marafados do TT Algarve estão a organizar a “Expedição Humanitária São Brás de Alportel – Marrakech: Memorial João Rosa Beatriz”, entre 26 de dezembro de 2017 e 6 de janeiro de 2018.

“Esta é uma oportunidade para mergulhar na cultura árabe, numa incursão ao norte de África, que permitirá alargar horizontes e recuperar a herança do Al-andaluz, tendo como inspiração a história singular de João Rosa Beatriz, livre-pensador e republicano que fundou o concelho de São Brás de Alportel, em 1914, e partiu para Marrocos, em 1915, onde viveu até à sua morte”, adianta a autarquia.

Ao longo de 3.700 quilómetros, os participantes terão a oportunidade de entrar em 2018 com uma experiência única, por um Marrocos profundo e conhecer os locais por onde passou e viveu João Rosa Beatriz.

- Publicidade -

Mais do que uma expedição todo-o-terreno, a organização salienta que esta expedição “promove uma experiência cultural assente na redescoberta de um passado comum, cujas marcas culturais são ainda hoje bastante visíveis e merecem ser recuperadas”.

Chefchauen, Ouezzane, Meknes, Azrou, Gargantar du Todra, Todra, Agoudal, Alnif, Remlia, Zagora, Erg. Chegaga, Ouarzazate, Marrakech e Tetouan são os pontos principais por onde esta expedição vai passar.

Quem foi João Rosa Beatriz?

João Rosa Beatriz nasceu em São Brás de Alportel, a 19 de abril de 1881. O contacto com os ideais republicanos marcaram o seu percurso pessoal e profissional, tendo participado nas movimentações da Rotunda, a 4 e 5 de outubro de 1910, que levaram à implantação da República. A ele se deve um papel determinante na fundação do concelho de São Brás de Alportel, a 1 de junho de 1914.

Em 1915, emigrou para Marrocos. Várias décadas de exílio em Marrocos nunca diminuíram o profundo amor que sentia pela terra onde nasceu, e onde não regressou em vida, e que descrevia como o “lugar mais belo do mundo”.

Foi vice-cônsul de Portugal em Mazagão e participou ativamente na dinamização de vários movimentos de luta contra os regimes ditatoriais. Faleceu a 27 de julho de 1960, em Casablanca.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.