“Sacudida em Portugal.” O que se escreve aqui ao lado sobre Sócrates

ouvir notícia

.

A aplicação da medida de coação mais grave ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, anunciada esta segunda-feira à noite em Lisboa, volta a estar em destaque nos media espanhóis, com espacial destaque para o site do jornal “El Mundo”, que pelas 22h48 colocou a notícia em manchete.

Num texto assinado pela jornalista Virgina López recorda-se que “é a primeira vez que tal acontece na democracia portuguesa” e que o Ministério Público tem agora quatro meses para deduzir acusação [ na verdade é um ano ].

O “El País” também destaca este caso judicial. Num editorial publicado na edição impressa desta terça-feira (já disponível no site), intitulado “Sacudida em Portugal”, refere que falta conhecer “em profundidade” o que se terá passado. Enquanto a sociedade portuguesa enfrentava medidas de austeridade sem precedentes, escreve o jornal, o ex-primeiro-ministro do Governo que solicitou a intervenção da troika desfrutava em Paris de “uma avultada fortuna cujas origens não é possível determinar” e que “deixou rasto em diversos paraísos fiscais”.

- Publicidade -

O editorialista destaca ainda os efeitos políticos deste escândalo, fazendo notar que a prisão preventiva de Sócrates, que coincidiu com o relançamento político do Partido Socialista rumo às legislativas do próximo ano, eclipsou nos media o projeto de António Costa para Portugal.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.