Sabe circular numa rotunda? A GNR explica

.

A GNR voltou a alertar para a forma correta de circular numa rotunda, já que muitos condutores continuam a cometer infrações ao fazê-lo de forma incorreta. Os erros acontecem diariamente e aquela força de segurança lançou esta semana o respetivo alerta, ensinando, ao mesmo tempo, como entrar e sair de rotundas.

O condutor deve adotar o seguinte comportamento:

1- Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;

2- Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;

3- Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;

4- Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.

Mas também há exceções: Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores.

  • Mário Sares

    Nas fronteiras deviam por um desenho destes para os estrangeiros não provocarem acidentes. Porque fazem o contrario, não sabem.