Reitor da Universidade do Algarve visitou Vila do Bispo e amanhã é a vez de Aljezur

ouvir notícia

.

O reitor da Universidade do Algarve visitou, na semana passada, o concelho de Vila do Bispo. Depois de Loulé, Lagoa, Castro Marim, São Brás de Alportel, Lagos, Alcoutim e Albufeira, António Branco continua o seu périplo pelo Algarve, tendo já marcada a próxima visita para amanhã, dia 9, no concelho de Aljezur.

“Estreitar ainda mais a relação da universidade com a região, para que se possa estabelecer uma colaboração de grande proximidade e construir um espaço privilegiado de reflexão e de ação conjunta” é o grande objetivo destas visitas, que se centram no lema “UAlgarve é o nosso Campus”.

Em Vila do Bispo – o oitavo concelho visitado pelo reitor – António Branco assistiu à apresentação dois projetos desenvolvidos por profissionais formados na UAlg e pode constatar, mais uma vez, que “a universidade está em todo o lado e que, por isso, a sede da UAlg também está em Vila do Bispo”.

- Publicidade -

O biólogo marinho Rodrigo Clímaco falou sobre o seu percurso profissional e sobre os vários projetos que tem desenvolvido, bem como sobre o trabalho que tem feito com a Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo.

Já Beatriz Oliveira, formada em Biologia e Geologia pela UAlg, explicou de forma entusiástica o grande potencial da área da geologia neste concelho, que tem representações da história da terra quando todos os continentes ainda estavam unidos num só, de que são exemplo a praia da Mareta ou do Castelejo e, ainda, a praia da Salema, onde são bem visíveis pegadas de dinossauro, tal como a menos explorada Praia Santa, também com uma bancada cheia de pegadas. Segundo Beatriz Oliveira, “neste cantinho à beira mar é possível encontrar representada toda a história da terra.”

Da parte da tarde, a equipa reitoral visitou a lota de Sagres e algumas empresas marítimo-turísticas.

A visita terminou na Fortaleza de Sagres, onde a equipa reitoral foi recebida por Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve, e assistiu ao filme “Marisqueiros da Vila do Bispo – Filhos de um Mar Maior”, que retrata a vida dos marisqueiros na apanha dos perceves. Neste local, o reitor fez questão de salientar a frase de um destes mariscadores, que de uma forma sentida afirma: “O mar não me deve nada, eu é que devo ao mar”.

Para António Branco este pensamento “é uma lição de vida extraordinária, que pode servir para muitas coisas, nomeadamente para pensar a relação da Universidade com o Algarve.”

Já o presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, disse que “é importante que o responsável máximo pela UAlg venha ao terreno conhecer os locais e as pessoas. Existem muitos alunos de Vila do Bispo que estudam ou já estudaram na UAlg e outros que ainda a irão frequentar. Por isso, ter um reitor que conhece este território, as suas gentes e a sua realidade é, sem dúvida, uma mais-valia”.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.