Recuperados mais de oito mil milhões de euros de Madoff

ouvir notícia

Bernard Madoff, 76 anos, autor da maior fraude financeira de Wall Street, foi em 2009 condenado a 150 anos de prisão por mais de uma dezena de crimes, entre os quais fraude, lavagem de dinheiro e perjúrio

As vítimas da fraude fiscal de Bernard Madoff, revelada em 2008, vão receber mais 497 milhões de dólares (cerca de 397 milhões de euros). O anúncio foi feito esta segunda-feira por Irving Picard, responsável pela liquidação da desaparecida firma, que esteve envolvida no esquema fraudulento.

Até ao momento, haviam sido recuperados cerca de 10 mil milhões de dólares (oito mil milhões, em euros). Mas agora as contas são outras. Com este acréscimo, que foi conseguido graças a um acordo estabelecido com dois fundos estrangeiros que canalizaram dinheiro para a fraude, calcula-se em cerca de 59% a totalidade do capital recuperado de um esquema que fez com que centenas de investidores perdessem aproximadamente 17,5 mil milhões de dólares.

Foi, aliás, uma das “maiores recuperações”, segundo Stephen Harbeck, presidente da Securities Investor Protection Corp., que deixou “satisfeitos” aqueles que trabalharam para garantir que o dinheiro chegará aos investidores “lesados pela fraude de várias décadas”.

- Publicidade -

Segundo o presidente, a perspetiva de recuperar todo este dinheiro não era vista como uma “possibilidade séria” no início. Continua a haver disputas legais para resolver, e por isso é preciso encontrar “distribuições adicionais para os clientes de Madoff”, acrescentou o presidente da empresa liquidatária, citado pela Associated Press.

Bernard Madoff, 76 anos, foi o autor da maior fraude financeira de Wall Street, a bolsa de valores de Nova Iorque. Em 2009, foi condenado a 150 anos de prisão por mais de uma dezena de crimes, entre os quais fraude, lavagem de dinheiro e perjúrio. Madoff foi acusado de ter utilizado um esquema financeiro em pirâmide para enganar investidores.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.