Reciclar ajuda a alimentar bebés e crianças

ouvir notícia

.

A campanha “Separar para Alimentar”, promovida pela empresa Algar e a instituição de solidariedade Entrajuda, conseguiu juntar em 2015 um total de quase 13 toneladas de embalagens, que foram revertidas em “alimentos adequados às necessidades nutricionais específicas de crianças dos 12 aos 36 meses”, apoiadas pelo Banco Alimentar do Algarve.

“O resultado da campanha tem sido muito positivo. A iniciativa tem obtido a adesão por parte da população e de várias entidades locais que, com o gesto da separação dos resíduos, garantem a sua reciclagem e além disso contribuem para ajudar quem mais precisa”, frisam os promotores da campanha, sublinhando que “todos poderão continuar a cooperar, para isso, apenas terão que entregar as embalagens vazias e espalmadas, nas instalações da Algar, existentes em todo o território algarvio, desde Aljezur até Alcoutim, ou nas instalações do Banco Alimentar, em Portimão e Faro”.

A campanha “Separar para Alimentar” arrancou no final de 2013, a favor do Banco Alimentar contra a Fome do Algarve, com o objetivo de angariar resíduos de embalagens recicláveis de plástico, metal e de cartão e, com a sua venda, adquirir bens alimentares para crianças.

- Publicidade -

Os responsáveis salientam que podem ser entregues todo o tipo de embalagens que se destinem ao ecoponto amarelo, desde sacos de plástico, a garrafas de água ou sumos, latas e embalagens de cartão, como por exemplo, pacotes de leite e de natas.

Falta leite em pó e farinhas para recém-nascidos

Esta campanha surgiu após o Banco Alimentar ter alertado para a carência de alimentos lácteos para recém-nascidos e crianças no Algarve. Leite em pó, papas e farinhas lácteas são alguns dos bens alimentares que raramente se encontram nos armazéns do Banco Alimentar.

Os responsáveis lembram que se tratam de produtos caros e que muito poucas vezes são doados à instituição, para distribuir às famílias com recém-nascidos e crianças. Segundo estimativas do Banco Alimentar, poderão existir no Algarve cerca de mil crianças, até aos três anos, com esta necessidade.

Foi para minimizar esta carência que foi lançada a campanha “Separar para Alimentar”, que prevê a aquisição e doação de bens alimentares para crianças por cada tonelada de embalagens encaminhadas para reciclagem. A iniciativa continua este ano.

NC/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.