Quem pode viver ao pé do mar?

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Com a aproximação das eleições autárquicas deixá-mos de ter notícias sobre as demolições na Ria Formosa. O assunto é incómodo. É incómodo para o PSD e CDS que durante os últimos anos desencadearam um processo que só a luta das populações e a derrota que tiveram nas eleições de Outubro de 2015 conseguiu deter. É incómodo para o PS que, depois de ter prometido antes dessas mesmas eleições, parar com as demolições e dar prioridade à requalificação daquele território, e depois de na Assembleia da República terem sido aprovadas várias recomendações ao governo apontando nessa direcção, a única coisa que concretizou até ao momento, foi a colocação de máquinas e de forças de segurança no terreno, para “limpar”, para já, cerca de 60 casas. Por mais voltas que se dê, por mais visitas e promessas que se façam, são as demolições que unem PS, PSD e CDS no mesmo objectivo.
Mas aquilo que torna ainda mais gritante esta situação é o facto dos mesmos argumentos que servem para avançar com a demolição de casas de gente pobre nas ilhas barreira da Ria Formosa, designadamente as preocupações de segurança e de protecção ambiental, já não se aplicar a moradias de luxo e outros empreendimentos que continuam a avançar por esse Algarve fora. É o caso da Praia da Galé (Oeste), no concelho de Albufeira, onde o Ministério do Ambiente já considera normal que se proceda ao loteamento e venda de terrenos para moradias (eventualmente de luxo) numa zona dunar de grande sensibilidade a escassos metros do mar, conforme confirmou na resposta enviada à pergunta que o Grupo Parlamentar do PCP apresentou na Assembleia da República recentemente.
Este será apenas mais um elemento que confirma a tese que há muito temos vindo a adiantar e que, paulatinamente, vai sendo cada vez mais compreendida por parte das populações: as demolições de casas, as crescentes limitações à actividade da pesca e marisqueio na Ria Formosa, a degradação e falta de investimento naqueles territórios, não decorre de pias preocupações com o desaparecimento dos “camaleões” ou com o perigo dos “tsunamis” como fomos ouvindo, mas antes, com o objectivo de expulsar as populações que ali vivem e trabalham, para entregar aquele enorme património aos grandes interesses do sector imobiliário e turístico.
Numa região marcada por muitos atentados e aberrações urbanísticas, onde durante anos tudo foi sendo permitido, exigem-se regras mais apertadas que protejam a paisagem natural e urbana, que respeitem as marcas da presença secular neste território, que salvaguardem necessidades de equipamentos e infra-estruturas colectivas – dos transportes aos serviços públicos -, que potenciem o aparelho produtivo e um turismo que tem bases sólidas na região. Mas esse percurso reclama uma outra política liberta dos interesses e das pressões daqueles que pensam que são donos disto tudo.

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

1 COMENTÁRIO

  1. Por mais que se escreva não é possível alterar a realidade conforme arbitrariamente nos dá jeito!
    Pergunte às pessoas da Culatra ,dos Hangares e do Farol!
    Deixe para o Dr Passos Coelho o monopólio dos diabos que ai vêm!
    Meter PS,PSD e CDS no mesmo saco,,na análise do tema em apreço,é querer distorcer a História da luta dessas pessoas.!

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.