Provavelmente, o melhor presunto do mundo

ouvir notícia

O presunto da serra de Monchique é derivado da carne de porco preto e curado com os métodos tradicionais da região

A criação dos porcos e a forma como são alimentados influenciam totalmente o sabor final. Por isso é que o presunto de Monchique é um dos mais valorizados e considerado “um produto único, genuíno e exclusivo”, dono de um sabor incrível. É esta “maravilha da gastronomia” que vai ser servida, no próximo fim de semana, na 19ª Feira do Presunto. Mas há muito mais para aguçar o apetite dos visitantes, do medronho à doçaria, sem esquecer a animação musical, com “Némanus” (23 de julho) e “Os Azeitonas” (24)

O presunto de Monchique é um presunto cru feito com o pernil traseiro do porco preto. O processo de obtenção é um verdadeiro ritual, composto por várias etapas, que exige bastante tempo. E o facto de os porcos crescerem na serra dá ao presunto características diferentes, que influenciam totalmente o sabor final.

Em declarações esta semana ao JA, o vice-presidente da Câmara de Monchique, Luís Grade, realça que são os métodos ancestrais e a “qualidade” que tornam este presunto tão especial. “Monchique é reconhecido como um excelente produtor de enchidos e medronho, ao nível dos melhores do mundo. No caso do presunto, os porcos alentejanos de raça pura ou arraçados têm uma alimentação especial, já que as pessoas daqui ainda aproveitam os produtos das hortas para dar de comer aos porcos. E isso faz toda a diferença”, sublinha…

- Publicidade -

(Notícia completa na última edição do JA – dia 21 de julho)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.