Procissão fluvial une Alcoutim e Sanlúcar

ouvir notícia

.

A procissão fluvial em honra de Nossa Senhora do Carmo, Virgem dos Marinheiros, decorreu no passado dia 15 de agosto. As populações de Alcoutim e Sanlúcar juntaram-se no rio Guadiana, com os barcos engalanados, para acompanharem a Virgem no seu percurso.

Esta festa, realizada anualmente e integrada na Semana Cultural de Sanlúcar, cativa também os numerosos turistas, que acabam por participar na manifestação cultural com os seus iates e veleiros multicolores.

A imagem da Virgem saiu da Igreja de Sanlúcar e percorreu as ruas da povoação espanhola até chegar ao cais, onde foi colocada num barco, seguido por um cortejo de embarcações de pequeno porte oriundas dos dois lados da fronteira. Sob o repicar dos sinos, a imagem desembarcou na vila portuguesa e foi recebida junto à Capela de Santo António. Depois de prestadas as devidas homenagens, a imagem foi de novo colocada no barco, seguindo o percurso de regresso a Sanlúcar. A cerimónia contou com as presenças dos autarcas das duas vilas.

- Publicidade -

Visando consolidar esta tradição cultural, assim como o fortalecimento dos laços que unem as duas comunidades, tanto as festas, que incluem desde há uns anos a esta parte um dia dedicado a Portugal, como a procissão fluvial, contam com o apoio da Comissão Cultural de festas de Sanlúcar de Guadiana, das autoridades religiosas, da Associação Transfronteiriça ATAS, do Município de Alcoutim e do Ayutamiento de Sanlúcar.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.