Presidente russo anuncia operação antiterrorista

ouvir notícia

A tensão no leste da Ucrânia aumentou nas últimas 48 horas

O presidente ucraniano, Oleksander Turchinov, decidiu esta segunda-feira dar luz verde a uma operação antiterrorista no leste do país, após terminar o ultimato aos ativistas pró-Rússia que ocuparam edifícios públicos.

“Pede-se às autoridades que protejam os cidadãos ucranianos do perigo terrorista e dos criminosos armados. Não podemos deixar os nossos cidadãos sós perante os terroristas armados que ameaçam vidas e tentam partir em pedaços o nosso país”, declarou Alexandr Turchínov, citado pela AP.

Os ativistas russos recusaram desocupar o edifício da câmara de Górlovka, em Donetsk, e a sede do departamento do Interior, nem depositar as armas, na sequência de um ultimato do governo de Kiev, que terminou às 9h desta segunda-feira (7h em Lisboa).

- Publicidade -

Oleksander Turchinov tinha proposto antes às Nações Unidas (ONU) lançar esta operação de forma conjunta, frisando que a presença de forças de paz da ONU na Ucrânia confirmaria perante a comunidade internacional a legalidade da operação.

“A Ucrânia não está contra, mas sim a favor, de que com a ajuda da ONU se leve a cabo uma operação antiterrorista conjunta no leste. O objetivo é proteger a população civil”, disse o presidente ucraniano.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sublinhou contudo que é necessário a aprovação do Conselho de Segurança.

UE e EUA alargam sanções

Entretanto, a União Europeia anunciou o alargamento a lista de cidadãos russos e ucranianos pró-russos que são alvo de sanções, que incluem a “congelação de bens e emissão de vistos.”

Também os EUA já alertaram que os incidentes no leste da Ucrânia terão “custos” para a Rússia. O presidente russo garante, no entanto, que a interferência russa na Ucrânia baseia-se em “informação questionável.”

“Os últimos desenvolvimentos no leste da Ucrânia resultam da falta de vontade e má liderança de Kiev em relação aos interesses da população pró-russa”, disse Vladimir Putin.

A tensão no leste da Ucrânia aumentou nas últimas 48 horas. Nesta segunda-feira, um grupo de ativistas pró-russos atacou também a sede da polícia em Horlivka.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.