Presidente da APS no arranque da construção da Plataforma Logística de Badajoz

ouvir notícia

.

O presidente da Extremadura espanhola, José António Monago, colocou a primeira pedra da “Plataforma Logística del Suroeste Europeo”, localizada em Badajoz. Em representação dos portos de Sines, Setúbal e Lisboa, esteve presente o presidente da APS, João Franco, numa cerimónia realizada dia 23 e que contou também com as presenças do presidente do Parlamento da Extremadura Fernando Pedrera, do embaixador de Espanha em Portugal Eduardo Junco, do embaixador de Portugal em Espanha Ribeiro de Menezes, do Alcaide de Badajoz Francisco Martínez, um representante do município de Elvas, entre outras entidades e autoridades portuguesas e espanholas.

A primeira fase de construção contemplará duas grandes obras, uma para a infraestruturação da plataforma logística da primeira área a ocupar de 60 hectares, num valor de cerca de 15,5 milhões de euros, e outra para a construção do terminal ferroviário, representando um investimento de 5,6 milhões de euros. As obras efetivas desta primeira fase arrancarão brevemente e terão um prazo de execução de 17 meses.

A localização da plataforma, junto à fronteira com Portugal e no eixo do corredor atlântico da Rede Transeuropeia de Transporte, posiciona-a estrategicamente para a movimentação de mercadorias por ferrovia com os portos de Sines, Setúbal e Lisboa, situação que ganha mais relevo com a construção da nova linha ferroviária do lado de Portugal.

- Publicidade -

De destacar que o terminal ferroviário terá 6 linhas de receção/expedição e poderá receber comboios de 800 a 1.100 metros, complementado com mais 3 linhas para carga e descarga, com condições para receber comboios de 750 metros. Os cálculos do Governo da Extremadura apontam para uma capacidade do terminal para receção de 11 comboios por dia e uma movimentação de 474.000 TEU/ano.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.