Preço do pão vai aumentar na próxima semana

ouvir notícia

O preço do pão vai aumentar na próxima semana em alguns locais de venda e a recente escalada do preço do trigo pode implicar novas subidas, admite a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).

Em declarações à agência Lusa, o presidente da direção da ACIP explicou que o aumento do preço final do pão – já anunciado por algumas empresas para a próxima semana – resulta da subida acumulada de 30 por cento no preço da farinha, resultante de uma atualização feita no mês passado e de uma outra agendada para a próxima semana.

Uma situação que Carlos Santos teme poder vir a ser agravada com a recente escalada do preço do trigo, que hoje atingiu o valor mais alto em 23 meses, no mesmo dia em que a Rússia, o terceiro maior produtor do mundo, decretou a proibição das exportações depois da pior seca do pais nos últimos 50 anos.

- Publicidade -

Segundo o presidente da ACIP, “os empresários vão ter de ir analisando dia a dia, semana a semana, e ir atualizando as tabelas se for necessário”.

“Vamos ver o que é que conseguimos aguentar, tudo depende do que vai acontecer. Queria acreditar que o preço da farinha não vai voltar a aumentar, porque acho que, se fosse por causa da seca, a Rússia já tinha tomado essa decisão. Esperemos que não se esteja alguém a aproveitar para fazer especulação, até porque os trigos são vendidos antes de serem colhidos”, disse.

Alertando que “o setor está descapitalizado e não tem qualquer hipótese de aguentar novos aumentos [do preço da farinha]”, Carlos Santos admitiu a eventualidade de vir a ser necessário criar um “gabinete de crise”.

“Se as coisas começarem a fugir da nossa mão teremos que criar um gabinete de crise e o Governo terá uma palavra a dizer”, disse, avançando que, “se calhar, uma das ideias é que se levantem outra vez os protecionismos da Europa e que permitam importar trigo de outras zonas do globo”.

De acordo com a ACIP, o setor vai “ver o que acontece durante este mês”, sendo que a situação limite será o cenário de 2008, em que a crise dos cereais levou a uma duplicação do preço da farinha.

“Quando o preço da farinha ultrapassar o do açúcar algo está mal e, neste momento, estamos a meio de atingir esse ponto. Esperamos não voltar a repetir o passado”, concluiu.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.