Os consumidores portugueses são os europeus que menos vezes vão às compras, mas, quando vão, compram mais de cada vez, avança o estudo anual da Kantar Worldpanel.
No último ano, compraram menos e visitaram as lojas com menos frequência, poupando cerca de 3%, em relação ao período homólogo do ano passado.
“O consumidor português está a ir menos vezes aos sítios onde pode comprar, mas, de cada vez que vai, compra mais quantidade”, seja em lojas de roupa, centros comerciais, postos de combustível ou hipermercados, explicou o director de marketing da empresa de estudos de mercado, Paulo Caldeira.
Ainda assim, os portugueses não gastam muito mais que os outros consumidores. Em Portugal, avança a pesquisa, compram-se produtos mais baratos, marcas braças ou insígnias dos grandes hipermercados, mas “30% dos lares abandonaram as compras no comércio tradicional”, continuou o especialista, em declarações à TSF.
A maioria dos inquiridos afirma que já sentiu a crise, sendo que apenas 27% respondeu em sentido inverso. Estes números, segundo o estudo, deixam ainda antever uma alteração nos hábitos do consumo em 2011, com 25% a sentir, de forma clara, o pacote de austeridade no orçamento familiar.