Portimão: Março Jovem tem propostas para todos os gostos

ouvir notícia

.

Até ao dia 31 de março, a 17ª edição do Março Jovem oferece um programa repleto de eventos e atividades de desporto, arte, dança, teatro e música, passando pela animação de rua, entre outras temáticas. O Março Jovem 2015 vai movimentar cerca de 10 mil jovens no concelho de Portimão

Março vai ser um mês muito especial para a juventude em Portimão. De segunda à sexta, as piscinas de Portimão e dos complexos desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande terão pista livre gratuita e às terças e sextas-feiras, na Escola Municipal de Ballet, existirá uma aula aberta de ballet e dança contemporânea. Às quartas-feiras, serão promovidos passeios de bicicleta noturnos e no complexo desportivo de Alvor decorrerá o torneio de futsal Inter Turmas. Todos os dias existirá a possibilidade de fazer uma Kart Experience, no autódromo, com 10% de desconto.

No dia 8 março destaca-se um conjunto de atividades dedicadas à mulher. A partir das 10h00 inicia-se o Woman Surfing Day, na Praia da Rocha, e também estão programadas para as 12h00 e 15h00 aulas abertas de yoga, danças orientais e yoga do riso. Neste dia inaugura, no centro comercial Aqua, a exposição fotográfica “Sempre Quis Ser” de João Porfírio e Catarina Fernandes, um projeto que apresenta 10 fotografias em registo preto e branco, que revelam alguns dos sonhos que ficaram por realizar de 10 sem-abrigo da cidade de Lisboa. Esta mostra ficará patente até ao dia 31 de março.

- Publicidade -

Música, teatro e dança em destaque

Os ritmos marcarão o dia 7 com a apresentação do álbum True, do The Legendary Tigerman, agendado para as 21h30 no Teatro Municipal de Portimão, e o dia 16 com o Recital de Jovens Pianistas, do Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos, marcado para as 18h30 na Casa Manuel Teixeira Gomes. De 20 a 26 a cidade de Portimão recebe os sons do IV Festival Internacional de Percussão, organizado pela Academia de Música de Lagos – Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos. Ao palco do Teatro Municipal de Portimão, no dia 14 às 21h30, sobe a peça “Improváveis” da Fábrica e, no dia 28 às 16h00, o Espetáculo de Danças sem Fronteiras, preparado pelo Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos e Black and Pearls Dance Group, ocupa o auditório do Museu de Portimão.

Desporto assinalado com provas nacionais

A seleção de eventos desportivos marcados para este mês iniciou-se no dia 4 de março, com o Torneio de Ténis de Mesa Inter-Escolas, organizado pelo Núcleo de Ténis de Mesa e Associações de Estudantes do Agrupamento de Escolas Secundárias Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo. No dia 14 e 15 realizam-se no Parque da Juventude as 1ª e 2ª etapas da Taça de Portugal de Bmx Race, uma organização do Clube Bicross de Portimão. Nestes dois dias também terá lugar o Torneio de Voleibol Feminino, organizado pelo CEISMAT e Portimão Surf Clube, com as finais a serem disputadas no dia 21 na área desportiva da Praia da Rocha. Na agenda deste dia, marcado para as 15h00, consta também o Campeonato Regional de Bmx Freestyle.

Ainda no âmbito desportivo decorrerão várias aulas de diferentes modalidades, entre elas, crossfit, power jump, ginástica, yoga para pais e filhos e zumba. No dia 28, na zona ribeirinha de Portimão, arranca um raid pedestre, atividade coordenada pela Associação Juvenil “O Infante”, e um passeio solidário de cicloturismo, organizado pelo Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha e Centro de Cicloturismo de Portimão, cuja participação implica a doação de bens alimentares e de higiene que reverterão a favor do Lar Bom Samaritano.

Partilha de saberes

Também a vertente da formação volta a ser uma forte aposta do Março Jovem, que apresenta um leque diversificado de aulas abertas, palestras e workshops sobre alimentação saudável, hortas em varandas, expressão dramática, produção musical, costura criativa, impressão serigráfica em tecido, passando, entre outras propostas, por tertúlias intituladas “Conversas sérias para artistas” e ações de sensibilização para voluntariado. Neste capítulo referimos ainda o Open Day da Escola Profissional Gil Eanes, com sessões fotográficas e workshops de Fotografia e Marketing, e a realização, de 23 de março a 2 de abril, do Campo de Férias da Páscoa, dinamizado no complexo desportivo da Mexilhoeira Grande pela Associação Rede VidaMais, com atividades de flag football, sessões de inglês e cultura americana.

Este ano o programa do Março Jovem 2015 dá destaque à igualdade, inclusão e excelência desportiva através do “Dia Paralímpico na Escola”, um evento coordenado pelo Comité Paralímpico de Portugal, que começa no dia 11 de março com uma ação de formação realizada na escola EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco. Para o dia 17 está marcado o debate “O Movimento Paralímpico”, no pavilhão multiusos da escola secundária Poeta António Aleixo e, no dia 18, terá lugar uma demonstração e experimentação de modalidades do programa paralímpico na escola secundária Poeta António Aleixo e EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco. Em ambos os dias estará patente a exposição “Movimento Paralímpico e Desportos Paralímpico e Surdolímpico”.

Em evidência, no dia 14 a partir das 15h00, a comemoração do “Dia de Alvor”, com rastreios de saúde para pais e filhos e várias atividades desportivas. Neste dia é de referir a realização da “1ª Feira de Trocas Março Jovem” no mercado municipal.

No dia 21, o ISMAT leva até ao Museu de Portimão a exposição “A Luz das conservas”, uma mostra de 22 candeeiros produzidos pelos alunos do curso de design de comunicação concebida a partir de antigas ilustrações da indústria conserveira.

E se o Março Jovem termina no dia 31 de março, a programação para a juventude prolonga-se em abril, com o XVI Enportunas, no dia 11, uma organização da TunaBebes e Associação Académica da UALG, e, no dia 9 maio, com o Concurso Miss & Mister Inter Escolas Secundárias 2015, organizado pelas associações de estudantes das escolas secundárias Poeta António Aleixo e Manuel Teixeira Gomes. Ambos os eventos realizam-se no Portimão Arena.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.