Portagens: “Aliança” entre PS e CDS é “vergonhosa” e “muito lamentável”

ouvir notícia

João Vasconcelos, deputado do Bloco de Esquerda

.

O Bloco de Esquerda considera “vergonhoso” e “muito lamentável” o facto de o PS se ter juntado ao CDS votando contra a proposta de abolição imediata de portagens, apresentada esta segunda-feira pelos bloquistas no âmbito da discussão do Orçamento de Estado 2016.

A proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda foi chumbada com os votos contra de PS e CDS e a abstenção do PSD, na Comissão de Orçamento e Finanças.

- Publicidade -

“O PSD, por puro manobrismo político, absteve-se, pois quando estava no poder aplicou e manteve as portagens castigando o Algarve. Mas, agora, muito mais grave é a aliança entre PS e CDS/PP contra o Algarve”, considerou o deputado bloquista João Vasconcelos, eleito pelo Algarve.

“Esta situação tem que ser denunciada publicamente com toda a veemência. O Bloco de Esquerda nunca se calará e lutará até ao fim pela abolição das portagens no Algarve”, afirmou João Vasconcelos, garantindo que está já a preparar um novo projeto de lei, insistindo na abolição, para ser apresentado quando estiver terminada a discussão do OE.

Desde a introdução das portagens, há mais de quatro anos, só o Bloco e o PCP têm apresentado propostas para a abolição imediata daquela cobrança. O PSD, que tinha votado sempre contra durante a vigência do Governo liderado por Passos Coelho, absteve-se. Porém, agora, foram os votos contra do PS que impediram que a medida avançasse.

Entretanto, o PSD-Algarve anunciou que vai pedir ao Governo a suspensão da cobrança de portagens na A22, no troço entre Faro e Lagos, mas apenas enquanto decorrerem as obras de requalificação na EN125.

Os sociais democratas algarvios convidam ainda o Governo de António Costa a “reduzir imediatamente as portagens em, pelo menos, 50 por cento, cumprindo assim uma sua promessa eleitoral”.

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) garantiu que já agendou mais ações de protesto contra as portagens. A próxima vai decorrer no dia 24 de março, a partir das 10h00, na Ponte Internacional do Guadiana.

Domingos Viegas

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.