Ponte de esparguete suporta 10 quilos em competição de estudantes

ouvir notícia

Os alunos da escola José Belchior Viegas (São Brás de Alportel) construíram uma ponte que suportou uma carga de 99 newtons (10,1 quilos)

Criatividade e inteligência colocadas em prática. Assim decorreu o primeiro concurso de pontes em esparguete das escolas secundárias do Algarve e Baixo Alentejo. A ponte vencedora – que não ultrapassa os 350 gramas e manteve 10,1 quilos suspensos – pertence à escola José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel

A Universidade do Algarve (UAlg) criou este ano uma iniciativa denominada “1º Concurso de Pontes em Esparguete das Escolas Secundárias do Algarve e Baixo Alentejo”, cuja final decorreu no passado dia 13 de maio, no campus da Penha, em Faro.

O objetivo é promover o interesse de eventuais alunos em ingressarem em engenharia civil, sugerindo-lhes que pusessem as “mãos na massa” e fizessem pontes em esparguete.

- Publicidade -

“Este concurso enquadra-se num conjunto de atividades que visam divulgar os cursos de engenharia da UAlg, bem como demonstrar a importância da profissão de engenheiro para uma sociedade competitiva e tecnologicamente evoluída”, salienta em comunicado a universidade, que conta com a parceria neste projeto da Ordem dos Engenheiros da Região Sul.

Segundo apurou o JA, o concurso tem regras específicas e é uma forma de aliciar os jovens para uma profissão que já conheceu melhores dias, devido à crise e ao decréscimo da construção.

Assim, o objetivo passa, essencialmente, por “promover o interesse pela engenharia”, propondo um desafio que é a construção de uma ponte em esparguete, ao mesmo tempo que se dá a conhecer a universidade aos alunos da região, porque este é um concurso aberto apenas aos alunos do ensino secundário do Algarve e Baixo Alentejo.

Alunos de São Brás vencem primeiro concurso

Nesta primeira edição participaram 16 equipas, cada uma delas composta por dois alunos oriundos de diversos estabelecimentos de ensino. A equipa vencedora pertence à escola José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel, que construiu uma ponte em esparguete que suportou uma carga de 99 newtons (10,1 quilos).

A final do 1º Concurso de Pontes em Esparguete das Escolas Secundárias do Algarve e Baixo Alentejo, que teve lugar na semana passada, consistiu “na idealização, materialização e posterior ensaio de pontes construídas em esparguete”.

Esparguete de um lado, cola quente de outro, havia modelos para praticamente todos os gostos. Umas aparentemente mais frágeis, outras em que as semelhanças com pontes conhecidas eram evidentes.

Construir pontes em esparguete e depois vê-las partir em pequenos pedacinhos foi o que aconteceu à maioria. Isto porque o teste de resistência obriga a colocar a ponte entre duas mesas, ir depositando cargas até que se veja a estrutura partir. Nessa altura, a medição da carga é feita. Aquela que tiver a melhor relação entre a carga que suportou e o seu próprio peso sai vencedora.

Uma boa maneira de cativar os alunos

Para Denis Voicu, aluno do 12º ano da escola secundária João de Deus, em Faro, este concurso é “uma boa maneira de cativar, principalmente aqueles que gostam de trabalhar com materiais”.

Por seu lado, Leandro Narciso, aluno da escola secundário Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, considera que esta iniciativa “é muito interessante” e que é uma boa oportunidade para conhecer a universidade.

Já os responsáveis da Universidade do Algarve realçam que o principal objetivo deste concurso é incentivar as capacidades criativas dos alunos no projeto de uma ponte executada com um material tão comum como o esparguete.

“Este trabalho visa aumentar o interesse dos alunos pela criatividade/investigação e pela procura de soluções engenhosas para os problemas propostos”, sublinham, explicando que para ganhar “basta” construir uma ponte que suporte a maior carga possível.

O regulamento do concurso dita que a estrutura deverá ser executada recorrendo apenas ao esparguete comercial, excluindo-se, portanto, o uso de outro tipo de massa.

O uso de tinta, cola ou outro tipo de material para aumentar a resistência do esparguete também não é permitido, excluindo a aplicação de cola em uniões de barras.

Ainda de acordo com as regras, o peso da estrutura total não poderá, em caso algum, ultrapassar os 350 gramas, sendo que a distância entre pontos de apoio deverá ser superior a 40 centímetros.

Já em relação aos prémios, a equipa que venceu na categoria de resistência recebeu 2 tablets, enquanto os segundos e terceiros classificados ganharam cada um dois vales de 50 euros da Fnac.

NC/JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.