Poesia na Rua está de regresso a Cacela Velha

ouvir notícia

No próximo domingo, e durante todo o dia, todos os recantos da vila histórica de Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, vão oferecer aos visitantes sessões de poesia, conversas, apresentações de livros, mesas redondas, um mercado com livros e produtos locais, entre outros eventos.

Trata-se de mais uma edição da “Poesia na Rua”, que regressa assim a uma localidade onde, recorde-se, todas as ruas possuem topónimos dedicados a poetas que escreveram sobre Cacela ou ali viveram .

A iniciativa tem como ponto de partida a herança poética de Ibn Darraj al-Qastalli, natural de Cacela, onde nasceu em 958, bem como de outros poetas que se inspiraram em Cacela Velha, entre os quais Abû al-‘Abdarî, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Teresa Rita Lopes ou Adolfo C. Gago.

- Publicidade -

E porque esta é uma festa em redor das palavras, haverá muitas obras para ler e consultar diante do magnífico cenário natural de Cacela Velha, bem como um “estendal de poesia” onde cada visitante será convidado a deixar o seu poema ou levar consigo aquele que mais gostar.

O programa começa às 10h00, com atividades para os mais novos, onde se destaca a caça ao poema, oficinas criativas, jogos poético-populares e uma sessão de conto.

A partir das 15h30 tem lugar a apresentação das obras “Mostruário de Títulos para Poemas”, de Adão Contreiras, e “Antes da Iluminação”, de Mariano Alejandro. Segue-se a tertúlia “Uma poesia para cada geografia? Uma geografia para cada poesia”, moderada por Adriana Freire Nogueira, que conta com a participação dos poetas Manuel Neto dos Santos, Luís Ene, Adília César e José Carlos Barros.

Ao longo da tarde, haverá ainda espaço para debater a edição da poesia no Algarve, momento que contará com a presença de diversas editoras especializadas (Lua de Marfim, 4 Águas, Mariposa Azual, Canal Sonora e Arandis).

O programa integra também a performance “Biopsi”, o percurso poético “A casa na poesia”, acompanhado ao trombone, bem como uma sessão retrospetiva dos cinco anos dos Poetas do Guadiana.

À noite, pelas 21h30, a festa da poesia encerra com chave de ouro, com poemas ao ritual da igrejinha, onde cada participante poderá livremente declamar poesia. A sessão contará com a presença dos “Funkarmonica”, que garantirão o acompanhamento musical. Paralelamente, o “Ovelha Negra Coletivo” irá apresentar a performance “Tapeçaria Digital”, a partir da poesia de Cacela.

A “Poesia na Rua” é uma iniciativa organizada pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. A entrada é livre.

 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.