Plataforma Algarve Livre de Petróleo realiza primeiro encontro este sábado

ouvir notícia

.

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) vai realizar este sábado, dia 30 de maio, em Faro, o I Encontro Público – Algarve Livre de Petróleo, pelas 16h00, no SPOT Café (Pq. de Lazer das Figuras).

“Pretende-se com este encontro levar a cabo um debate alargado sobre as consequências da exploração de petróleo e gás natural no Algarve, de modo a que este negócio, decidido nos bastidores da política e à revelia dos cidadãos do Algarve e de Portugal, seja tornado transparente em todas as suas dimensões”, adiantam os responsáveis.

O PALP refere ainda que serão debatidos os riscos ambientais, económicos e sociais da exploração de petróleo e gás natural para a região. “Será debatido também o contrato de exploração de hidrocarbonetos estabelecido entre o Estado Português, a Repsol e a Partex, e serão ainda discutidas futuras acções e estratégias de intervenção, por parte da PALP e de todos cidadãos simpatizantes desta causa, no sentido de travar a expropriação ecológica da costa algarvia”, sublinham.

- Publicidade -

Participam como oradores convidados no I Encontro Público – Algarve Livre de Petróleo: Fernando Dias, da Quercus; Rosa Guedes, da Glocal-Faro; João Eduardo Martins, do Movimento Algarve Livre de Petróleo; Laurinda Seabra, da Associação de Surf e Actividades Marítimas do Algarve; Manuel Vieira, da Associação Almargem; Gianmaria Califano, da New Loops e Raquel Ponte, da Plataforma Algarve Livre de Petróleo.

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo informa também que reuniu com um vereador do executivo da Câmara de Silves, a quem agradece o interesse manifestado em ouvir a PALP, bem como a sua receptividade para colocar à presidente da Câmara de Silves a possibilidade desta levar a discussão da exploração de petróleo e gás natural à reunião da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), liderada por Jorge Botelho.

A PALP vem também manifestar, com este comunicado, “a sua profunda preocupação, e porque não dizê-lo, espanto, pelo facto de que das 16 câmaras municipais do Algarve contactadas pela Plataforma Algarve Livre De Petróleo para discutir este assunto, apenas a Câmara de Silves se tenha dignado a responder”.

JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.