Piaget de Silves alerta para falta de terapeutas no Algarve

ouvir notícia

.

Os responsáveis da Escola Superior de Saúde Jean Piaget, sediada em Silves, alertam para a falta de profissionais de terapia ocupacional na região do Algarve.

Segundo os responsáveis, a terapia ocupacional trata através da ocupação, identificando as áreas de disfunção e envolvendo o paciente num programa estruturado de atividades significativas. “Através dessas atividades, possibilita ao paciente um conjunto de cuidados a nível físico, psicológico, social e profissional, tendo em conta os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho”, explicam, frisando que, atualmente, “Portugal debate-se contra a falta de profissionais nesta área”.

“Hospitais, centros de saúde, instituições de educação e de solidariedade social são locais com carência destes profissionais”, acentuam os responsáveis do Piaget de Silves, lembrando que a CareerCast colocou a profissão de terapeuta ocupacional no sétimo lugar das melhores profissões para o ano 2013.

- Publicidade -

“Trata-se sem dúvida de uma profissão de grande abrangência na área da saúde, sendo possível atuar na área da pediatria, reabilitação física de adultos, saúde mental e geriatria”, sublinham.

No Algarve, não existia esta licenciatura, mas a para o próximo ano letivo a Escola Superior de Saúde Jean Piaget/Algarve contará com esta licenciatura na sua oferta formativa.

A Associação Portuguesa da Terapia da Mão, com o apoio do Instituto Piaget, realizou no passado fim de semana o congresso Europeu de “Reeducação do Membro Superior” que, entre outros objetivos, pretendeu mostrar algumas das valências dos profissionais da terapia ocupacional.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.