Petróleo acaba em 2041, renováveis só o substituirão em 2141

ouvir notícia

As reservas de petróleo do planeta vão esgotar-se em trinta anos, mas serão necessários pelos menos cem anos antes que existam energias renováveis suficientes para substituir os hidrocarbonetos, segundo um estudo divulgado esta semana nos Estados Unidos.

No estudo, divulgado no site do Environmental Science and Technology, os investigadores da Universidade da Califórnia, em Davis (UC-Davis), estimam que os 1,332 mil biliões (milhar de milhão de milhões) de barris de petróleo das reservas esgotar-se-ão em 2041, à razão de um consumo mundial diário de 85,22 milhões de barris, que aumentará 1,3 por cento ao ano.

Para determinar quando existirá uma oferta suficiente de energias renováveis para substituir a os hidrocarbonetos, a professora em engenharia Debbie Niemeier e a investigadora Nataliya Malyshkina extrapolaram os preços das ações das empresas de energia renovável.

- Publicidade -

Compararam os preços dos títulos de 25 empresas petrolíferas cotadas nos mercados bolsistas dos Estados Unidos, da Austrália e da União Europeia com os de 44 empresas do setor das energias renováveis.

Apurou-se que a valorização bolsista das empresas petrolíferas ultrapassa de longe a das empresas das energias alternativas.

Isto significa, acrescentam as investigadoras, que os investidores acreditam que o petróleo vai continuar a portar-se bem no futuro próximo e ultrapassar o setor das energias renováveis.

Ao modelizarem a evolução dos títulos bolsistas, estabeleceram que uma oferta suficiente de energias renováveis não ocorrerá antes de 2141, ou seja, 100 anos depois do fim do petróleo, o que complicará em muito a utilização de automóveis durante cerca de um século.

Dois terços do petróleo são refinados para produzir a gasolina ou o gasóleo para os automóveis.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.