PCP comemora 70.º aniversário da Jornada de Bela Mandil (1947)

ouvir notícia

.

No próximo dia 23 de março comemora-se o 70.º aniversário da jornada de convívio e de luta pela liberdade realizada em Bela Mandil (Pechão, Olhão) em 1947 e promovida pelo Movimento de Unidade Democrática Juvenil.

Trataou-se de uma jornada de grande significado na luta da juventude contra o fascismo e pela liberdade que, apesar de fortemente reprimida, deixou sementes que haveriam de florir com a Revolução de Abril.

O PCP, que desempenhou um papel fundamental na concepção e desenvolvimento do MUD Juvenil, fundado em 1946, realizará duas iniciativas para assinalar esta data.

- Publicidade -

No dia 23, às 17h30, vai ser inaugurada em Olhão a exposição “Dando asas aos melhores sonhos da juventude”, que estará patente na Galeria da Biblioteca Municipal José Mariano Gago. O ato contará com a presença de Vasco Cardoso, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.

Para o dia 25 está agendada uma sessão pública comemorativa, às 15h00, no salão de festas da Junta de Freguesia de Pechão.

Esta sessão contará com a particpação de Maria da Piedade Morgadinho, activista do MUD Juvenil, resistente antifascista e ex-dirigente do PCP, bem como da historiadora Maria João Raminhos Duarte, do ator Luís Vicente (diretor da A Companhia de Teatro do Algarve -ATA), e de Kaoe Rodrigues, da Juventude Comunista Portuguesa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.