PCP avança com projeto de resolução para acabar com as demolições nas ilhas-barreira

ouvir notícia

.

O PCP apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução pelo reconhecimento do valor social, económico e cultural dos núcleos urbanos das ilhas-barreira da Ria Formosa e pelo fim das demolições de habitações nas mesmas ilhas.

No documento, apresentado na última quinta-feira, os comunistas recomendam ao Governo que reconheça o valor social, económico e cultural dos núcleos urbanos do sistema das ilhas-barreira e que traduza esse reconhecimento no Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura-Vila Real de Santo António.

O projeto de resolução pede ainda ao Executivo para adotar as medidas necessárias à preservação das comunidades existentes naquelas ilhas, abandonando definitivamente a intenção de proceder à demolição das habitações.

- Publicidade -

Entre outras recomendações, estão ainda a requalificação dos núcleos urbanos e dos espaços balneares, “melhorando as condições de vida das comunidades residentes e garantindo o direito de fruição desses espaços por parte das populações locais e dos turistas que visitam a região”, e do sistema lagunar da Ria Formosa.

Os comunistas querem ainda que o Governo apoie as atividades económicas desenvolvidas na Ria Formosa e “implemente uma política de promoção de fileiras produtivas em torno das pescas e da produção e apanha de moluscos bivalves, que potencie a criação de emprego, o desenvolvimento da indústria, o respeito pelo meio ambiente e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e das populações”.

Recorde-se que o PCP já tinha apresentado na Assembleia da República, na anterior legislatura, dois projetos de resolução no mesmo sentido, mas ambos foram rejeitados, com os votos contra de PSD e CDS e os votos favoráveis de PS, PCP, BE e PEV.

“A nova composição da Assembleia da República, resultante das eleições legislativas do passado dia 4 de outubro, com uma maioria de deputados do PS, PCP, BE e PEV, abre a possibilidade de travar o processo de demolições nas ilhas-barreira da Ria Formosa, reconhecendo do valor social, económico e cultural dos núcleos urbanos destas ilhas-barreira”, conclui o PCP.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.