Paraplégico velejou a costa algarvia nesta Páscoa

ouvir notícia

João Pinto está pronto para uma nova aventura

João Pinto, paraplégico com lesão medular desde há dois anos, percorreu a costa algarvia a bordo de uma embarcação à vela, este fim de semana de Páscoa (17 a 20), com o objetivo de promover a prática da vela adaptada para pessoas com deficiência.

“O objetivo da vela adaptada é promover a prática da vela a pessoas portadoras de deficiência, criando condições materiais e humanas à acessibilidade e integração social dos seus praticantes, com relevo especial à formação de todos os interessados e seus acompanhantes”, frisa a equipa que apoiou João Pinto nesta aventura, frisando que, “comparativamente com a vela tradicional, os barcos de vela adaptada têm de ser mais seguros e não podem virar”. “A prática da modalidade exige um menor esforço físico, mas em termos teóricos, técnicos e tácticos é muito semelhante à vela tradicional”, realçam.

Segundo a equipa, a vela torna-se então uma oportunidade privilegiada de obter (ou manter) uma relação os desportos aquáticos e o mar.

 “As dificuldades existem evidentemente, mas o voluntarismo e a vontade tudo ultrapassa”, salientam.

- Publicidade -

No âmbito do projeto Vela Solidária e na sequência do início da atividade da Escola de Vela Adaptada, em 2013 – tendo como objetivo proporcionar a participação em regatas inseridas nos quadros competitivos nacionais e internacionais, João Pinto aceitou o desafio e lançou-se nesta aventura.

Nas palavras do João, “considero que nasci para o desporto, é por isto que gosto de viver. Este é um desafio que quero concretizar para sensibilizar e promover a vela adaptada a pessoas com deficiências”.

Resumo dos três dias:

Lagos – Albufeira (dia 18)

João Pinto levantou vela por volta das 10h00 na Marina de Lagos – onde embarcou para o desafio acompanhado de várias embarcações. O trajeto até Portimão foi tranquilo, com vento constante e a uma velocidade média de 4 nós. Já à chegada o vento abrandou e o João foi “obrigado” a remar para chegar a terra para a pausa prevista na Marina de Portimão. Várias pessoas receberam o atleta e a Vela Solidária nesta pausa.

A partida de Portimão foi por volta das 14h00, tendo João Pinto velejado a uma média de 4 nós até Armação de Pêra, onde o vento baixou um pouco, diminuindo a velocidade do 303. Ao largo de Albufeira, João teve uma receção de luxo com alguns veleiros e catamarans a recebê-lo e a acompanhar a sua a entrada na marina de Albufeira, a qual se deu pelas 18h00. Pelas 19h00 foi dada a conferência de imprensa no Marina Yacht Clube de Albufeira, onde falou Luis Brito – fundador do projeto Vela Solidária -, João Pinto e Carlos Urtigueira – presidente da Associação Regional de Vela do Sul.

Albufeira – Faro (dia 19):

No segundo dia de “Algarve Há Vela” a parte da manhã foi bastante tranquila com chegada a Vilamoura dentro do tempo previsto e com condições favoráveis. Em Vilamoura, João Pinto foi recebido pelo presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, e ainda pelos membros do Clube Internacional da Marina de Vilamoura.

Na parte da tarde, no percurso Vilamoura-Faro registou-se um aumento da velocidade do vento o que levou a verdadeiros momentos de adrenalina para João Pinto, chegando a Faro com vento de sudoeste, a 32 nós constantes e com rajadas de 36 nós. Foram alguns momentos complicados, mas João superou o desafio e chegou a Faro cansado, mas com boa disposição.

Faro – Tavira (dia 20)

O terceiro e último dia de “Algarve Há Vela” foi marcado pelo mau tempo e pelas difíceis condições atmosféricas.

Foi uma partida difícil, não só pela localização – é sempre bastante complicado sair de Faro – mas, acima de tudo, pelas condições metereológicas que João encontrou neste Domingo de Páscoa.

A segurança do João vem primeiro e, infelizmente, as condições meterológicas não permitiram chegar a Vila Real de Santo António, tendo a aventura terminado em Tavira.

Foi um dia difícil, com pouco vento da parte da tarde, muita chuva e ondulação de cerca de dois metros – condições extremas para esta embarcação à vela.

Como disseram, “o bom senso faz parte do caráter dos grandes vencedores”! Tudo terminou bem e João Pinto, apesar das condições extremas, continua com boa disposição e pronto para outra aventura!

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.