Padre Borga e José Malhoa atuam no feriado municipal de Lagoa

ouvir notícia

Padre Borga

Numa organização da paróquia de Lagoa, que conta com o apoio da câmara e da União de Juntas de Freguesia Lagoa e Carvoeiro, vai comemorar-se, no próximo dia 8 de setembro (segunda-feira, feriado municipal), o dia da santa padroeira Nossa Senhora da Luz.

Uma terra rica em potencialidades agrícolas destaca-se, também, pela sua riqueza patrimonial com, entre outras, a igreja matriz de Nossa Senhora da Luz, que sofreu transformações ao longo dos tempos, muitas das quais foram determinadas por sucessivas reconstruções que os diversos terramotos exigiram. O maior de todos e que ficou eternizado na história de Portugal foi o de 1755, que arrasou toda a vila, tirando a vida a muitas pessoas e destruindo inúmeros edifícios. Mas, em menos de um século, a igreja estava novamente de pé, reparada e bonita. Terminada a sua restauração, o templo foi consagrado a Nossa Senhora da Luz.

De notar que Nossa Senhora da Luz fez a sua primeira saída em procissão, na então vila de Lagoa, por decisão da junta da paróquia, a 9 de agosto de 1837.

- Publicidade -

“A procissão da Nossa Senhora da Luz arrasta consigo o peso de fortes tradições religiosas, acumuladas através dos anos e tem sido assumida como cartão de visita religioso deste concelho”, realça a organização.

A festa continua e o Largo dos Combatentes da Grande Guerra – fronteiriço à igreja matriz, junto à biblioteca e arquivo municipal – transforma-se num animado ponto de encontro com muita música e animação, que este ano conta com as atuações do Padre Borga e sua banda, (dia 7) e José Malhoa e suas bailarinas (8), ambos os concertos às 22h00. Haverá ainda uma pequena feira e quermesse.

As entradas são gratuitas.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.