A Câmara de Lagoa organizou, uma vez mais, a Mostra do Doce Conventual, desta feita a 13ª edição, com a intenção de recriar um clima fielmente representativo da vida num convento onde, como é do domínio público, os frades e freiras sempre foram especialistas na doçaria tradicional. Atribui-se ao Convento de S. José o privilégio de ter criado o tão célebre bolo D. Rodrigo.
Tem sido assim ao longo dos anos, com a intervenção direta dos funcionários da câmara que, vestidos a rigor com trajes de frades e freiras, calcorrearam os espaços destinados ao público, fazendo as delícias dos visitantes que percorreram os claustros, as celas, a sala de exposições e espaços adjacentes ao convento e que, este ano, foram cerca de oito mil.
“Este evento cultural foi criado em 2002, saído de um projeto concebido para o aproveitamento e divulgação das nossas tradições, do nosso património histórico e monumental”, adianta a autarquia, frisando que “este ano não foi diferente dos anteriores, em termos de afluência de público”.
Diferente e inovadora foi, sem dúvida, a montagem de um pórtico monumental, por onde os visitantes entravam e saíam, sem atropelos, ao contrário do que acontecia anteriormente, cuja entrada se fazia pela capela.
Neste cenário de viagem na história local, foi possível saborear todo o tipo de bolos, compotas, mel, frutos secos caramelizados, medronho, vinhos do Algarve, chás, ginjinha em copo de chocolate, entre outras iguarias produzidas por casas especializadas em doçaria conventual e regional.
A 13ª Mostra do Doce Conventual, realizada entre os dias 22 e 26 de julho, ofereceu ainda um programa de animação variado, com entrada gratuita e teve uma novidade: um conjunto de bicicletas para pedalar ao gosto de cada um, fazendo batidos com fruta do Algarve, mediante a oferta de um pequeno donativo destinado à CPCJ de Lagoa, para além da inauguração da exposição de quadros pintados com vinho pelo Centro Sénior de Lagoa, alusivos ao tema para 2015 o “Vinho e a Vinha”.
Estiveram presentes cerca de 25 expositores e, ao “serviço” do evento, entre 25/30 pessoas, dos quais 13 estagiários (todos de Lagoa) alunos de Comunicação, Marketing e Publicidade, da Escola Profissional Gil Eanes.
JA
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