Os 104 anos do Olhanense em quatro exposições

ouvir notícia

.

Quem quiser conhecer um pouco melhor a história do SC Olhanense pode passar pelas instalações do Arquivo Municipal de Olhão, ‘hall’ de entrada do Município, Sala de Troféus do clube (Estádio José Arcanjo) ou pela Rua Almirante Reis (nº22 A), local onde foi redigida a ata da fundação do clube.

A exposição comemorativa do 104.º aniversário do Olhanense foi inaugurada na última semana, é da responsabilidade da autarquia e do clube, e pode ser visitada até à próxima sexta-feira em quatro locais da cidade de Olhão.

Composta por quatro núcleos expositivos, esta mostra assenta numa simbiose entre o espólio museológico, pertencente ao clube, e o espólio documental produzido no decorrer da sua atividade, e que permanece atualmente à guarda do Arquivo Municipal de Olhão.

- Publicidade -

Visitados os quatro núcleos expositivos, será possível ter uma visão global do clube e da sua história desde a fundação até à atualidade. Alguns documentos estão mesmo a ser revelados ao público pela primeira vez, dando assim a conhecer novos dados desta instituição que faz parte intrínseca da história da cidade e dos olhanenses.

Em 1924, o SC Olhanense viveu o momento mais glorioso da sua história, ao conquistar o título de campeão de Portugal, “dando as maiores alegrias aos seus adeptos e ao povo olhanense, elevando o nome de Olhão em todo o País”, como pode ler-se num dos painéis da exposição.

Muito deste sucesso deveu-se ao presidente de então, o olhanense Cândido do Ó Ventura que, através das suas fábricas conserveiras, investiu na equipa e elevou-a à categoria de campeã. Na memória de todos os que viveram esse momento perdura a vitória histórica por 4-2, frente ao FC Porto.

A história gloriosa do Olhanense, que remonta à primeira metade do século XX e, através da mostra deste espólio – factos, documentos e peças – não pode ser dissociada da cidade e da sua massa adepta, em grande parte gente marítima desta terra. A história do Olhanense é, por isso, indissociável da história da cidade de Olhão e do seu desenvolvimento. É esta leitura global e integrada que se propõe nesta exposição: “clube e cidade, nascidos ambos do esforço de um povo contra os obstáculos e desafios constantes e com sucesso de superação”.

Na inauguração desta mostra, entre muitos olhanenses representantes e dirigentes das duas entidades – Câmara Municipal e Sporting Clube Olhanense – marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, e o presidente do SC Olhanense, Isidoro Sousa.

Ambos elogiaram os vários ‘momentos’ da exposição, realçando alguns documentos agora dados a conhecer pela primeira vez, mercê do “esforço e dedicação dos elementos do Arquivo Municipal de Olhão”, agradecendo esse trabalho em nome de todos os olhanenses e adeptos.

“Haveria mais para expor, mas mostramos aquilo que considerámos mais emblemático. Foi muito gratificante esta parceria entre a Câmara e o SC Olhanense. Conseguimos adquirir novos conhecimentos e transmiti-los ao público, porque se não for para mostrar, os conhecimentos de pouco valem”, referiu por sua vez a responsável pelo Arquivo Municipal de Olhão, Helena Vinagre.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.