OPINIÃO: Um raio X da SPA – Sociedade Portuguesa de Autores

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Opinião de Pierre Aderne

Tenho mais de 300 músicas gravadas pelo mundo, por mim, por artistas que já gravaram músicas minhas, por artistas que gravaram comigo em dueto, por artistas de todas as gamas: famosos, em início de carreira, artistas que simplesmente pediram-me temas ou aqueles que ofereci canções. A lista é vasta: Seu Jorge, Wagner Tiso, António Zambujo, Tito Paris, Jorge Palma, Sara Tavares, Gabriel Moura, Melody Gardot, Madeleine Peyroux, Marco Rodrigues, Susana Félix, Cristiana Águas, Cuca Isabel Roseta Lapa Paulo Sergio Vale, Eleanor Dubinsky, Luiz Cara Cool (Caracol), Viviane, JP Simões, Susana Travassos, Couple Coffee, Mário Laginha, Mú Carvalho Dadi, Leo Minax Leonardo De Deus Gil, Samuel Quedas, Susana Travassos Lucia Moniz, Flavio Venturini, Wilson Simoninha Lotado Marcelo, Jerry Adriani, Banda Cheiro de amor, Companhia Clic, Pierre Onassis, Timbalada, Leoni, Dé Palmeira, Pretinho da Serrinha entre tantos outros… 3 documentários para TV (MPB, Desafinado, Rua das Pretas), minhas músicas tocam nas radios pelo mundo, comigo e com outros artistas e também nas TVS (temas de novelas) e também a cada um dos concertos ao vivo desses artistas todos pelo mundo afora. Recebo muito bem meus direitos de autor no Brasil (Abramus) e também no resto do mundo (através da Sacem França) isso é minha aposentadoria, mas também o que paga meu ano: rendas, prendas, comida, viagens, investimento em novos projectos …porque só em Portugal devo ser “pago” pela SPA (sociedade portuguesa de autores) como um músico de rua (nada contra) que toca no metro?

Poderia ficar calado, ou simplesmente transferir o território português para Sacem ou Abramus, mas como escolhi Lisboa para viver há 5 anos, pago meus impostos em Portugal, acho que tenho que ter uma sociedade portuguesa de arrecadação a meu lado.

Se tratam-me assim, imaginem os compositores e letristas em início de carreira…

Todas as lojas que passam música mecânica (barbearias, mercearias, lojas de bicicleta, talhos etc pagam a SPA a cada mês), todas as festas (do seu zé ou do produtor XPTO pagam a SPA ), todas as casas de concertos pagam 10% da bilheteria a SPA para ser repassado aos autores, todas as radios, TVs, google, spotfy, youtube para a SPA. “sabem quanto eu recebo em média da SPA por trimestre meus senhorese senhoras? 65 euros (como o pagamento do trimestre nesse mês de abril).

Sei que incomoda, que todos só gostam de ver e ouvir coisas boas, mas ser conivente com esse absurdo, optar pelo silêncio, na minha terra só tem um nome: COVARDIA!

A tática deles é simples e antiga: pagam minimamente bem aos artistas nacionais que por ventura são formadores de opinião e poderiam abrir a boca e assim estão bem!

Enquanto isso todos os diretos que eles (por falta de softwares e vontade) nao “sabem” a quem pagar, vão para um “limbo” e são distribuídos pro-rata para esses artistas que fazem parte dos chamados “sócios cooperativos”.

A cada ano a SPA, com o dinheiro alheio atribui “financiamentos” de discos para essa minoria proveniente de direitos da copia privada (que somam milhões de euros a cada ano) e também desse direito “genérico” que fica em caixa, sem ter sequer uma comissão para julgar projectos.

Eu como sou cantor e sei bem a letra do que canto, só posso dizer uma coisa nessa hora: um artista da música não pode ganhar a vida de boca calada!

Pierre Aderne
*Músico e compositor

 

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