Esclarecimento final

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Na tentativa de esclarecimento proferida pelo Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Castro Marim, Sr. José Luís Domingos, foi omisso o mais importante.

O Presidente do Município, Dr. Francisco Amaral, tentou sensibilizar o Presidente da Assembleia para a necessidade da sessão interrompida continuar no dia seguinte, caso contrário o município perderia cerca de um milhão de euros, verba necessária para dar continuidade aos muitos programas de apoio social, de saúde e de educação.

O Sr. Presidente da Assembleia Municipal respondeu textualmente: – “Não, porque tenho que ir plantar alfarrobeiras e à tarde tenho um convívio de caçadores”. E mais tarde marcou a continuação da sessão para o dia 5 de dezembro, já fora do prazo estipulado por Lei.

No que respeita à incompatibilidade e impedimento da Sra. Nélia Mateus, Presidente da Junta de Freguesia de Altura e adjunta do Presidente das Câmara, depois da leitura atenta da Lei e dos vários pareceres solicitados, o sr. Presidente da Assembleia é a única pessoa que faz o entendimento do impedimento.

Mais grave ainda, já prevendo a prepotência de quem dirige a Assembleia, a Sra. Nélia Mateus apresentou antecipadamente a aprovação da sua exoneração do cargo, respondendo-lhe o visado que tal documento só teria eficácia quando publicado em Diário da República. E aí a Lei não dá oportunidade a segunda leitura, garantindo que os membros dos gabinetes cessam funções por despacho do Presidente (alínea a) do artigo 16.º, Decreto-lei nº 11/2012, de 20 de Janeiro). Portanto estamos perante situações de abuso de poder e delapidação do erário público, que terão de ser dirimidas nos tribunais.

Francisco Amaral
*Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.