Olhão: População recolhe 900 quilos de lixo na Ria Formosa

ouvir notícia

.

As mais de 100 pessoas que participaram esta semana na ação de limpeza que decorreu nas ilha da Armona e na Quinta de Marim, na Ria Formosa, concelho de Olhão, recolheram cerca de 900 quilos de lixo.

A iniciativa dos Hotéis Real contou com a colaboração do Município de Olhão, AmbiOlhão e Centro de Investigação e Recuperação de Animais Selvagens (RIAS), entre outras entidades.

Num ambiente de rara beleza como são o Parque Natural da Ria Formosa e a Ilha da Armona, mais de uma centena de voluntários de todas as idades trabalharam em defesa do ambiente e retiraram das dunas lixo de todo o tipo: para além dos já habituais plásticos, metais, redes, vidros e troncos, também houve descobertas surpreendentes, como frigoríficos velhos.

- Publicidade -

A empresa municipal AmbiOlhão recolheu, no dia seguinte, o lixo apanhado pelos voluntários – muitos deles funcionários dos Hotéis Real, que organizaram uma iniciativa idêntica, no mesmo dia, no Portinho da Arrábida –, que se dividiram em três grupos, cada um com cerca de 40 pessoas. Entre as zonas de Ria, costa e Parque Natural, os participantes conviveram e deram o exemplo em prol de um ambiente mais saudável.

Esta ação de limpeza, na qual se recolheram cerca de 70 sacos de lixo, permitiu também fazer a recolha de plantas invasoras, como é o caso do chorão, espécie da qual foram recolhidas 2,5 toneladas, contribuindo assim para a preservação de espécies específicas numa das zonas húmidas mais importante do País.

As quantidades de resíduos recolhidas nesta ação de limpeza foram inferiores às do ano passado, quando se recolheram cerca de 90 sacos de lixo com o peso aproximado de uma tonelada.

“Esta redução sgnificativa prova que as ações de sensibilização do Município têm surtido efeito e agora as pessoas começam a estar mais consciencializadas para a proteção do ambiente”, refere o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina.

“Infelizmente, ainda falta fazer muito trabalho para habituar as pessoas a colocarem o lixo nos locais existentes para o efeito. É uma luta que temos travado no Município e vamos continuar a fazê-lo, enquanto for necessário, em prol do ambiente, para proteger as gerações futuras”, acrescentou o autarca.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.