O ALGARVE NO PARLAMENTO: O segredo mais famoso da Europa

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Opinião de Cristóvão Norte

A feliz expressão que titula o artigo serve, ainda hoje, para assinalar o facto do Algarve ser um destino turístico de inegável sucesso, reservando, ainda assim, um renovado potencial de descoberta que pode fortalecer o tecido económico regional. Hoje, talvez com menor propriedade, aproprio-me em sentido impróprio desta expressão. Ela, na política nacional, representa o que todos sabem. Serão necessárias medidas de austeridade ou, como hoje eufemisticamente se cognominam, medidas restritivas, o que para os mais fanáticos ou menos observadores pode soar a coisa estruturalmente diferente. Mas não é. E o pior não é isso. O Governo sabe que tem as contas mal feitas e desconfio que alguns, ainda que as contas estivessem bem feitas, não desconhecem que o caminho esteja errado.

Qual o problema? Muito simples: recuperamos a via do consumo privado que cresce a um ritmo maior que o PIB, abandonamos os incentivos ao investimento que são essenciais para criar emprego, somos temerários a aumentar os custos, alienamos a competitividade das empresas e, enfim, como no passado, parece que esquecemos que estamos numa economia globalizada de padrão competitivo, que enfrentamos uma concorrência voraz e que temos que ser melhores. As facilidades pagam-se depois. Todos sabemos, embora por vezes disfarcemos muito bem. Viver do curto prazo não é solução, parece que estamos na crista da onda por vezes, mas quando ela rebenta somos submergidos com tamanha violência que a recuperação é madrasta. E, depois, sem aprender, confundimos as causas com as consequências.

Não aprendemos, isso é facto consumado. Os outros também não facilitam, em abono da verdade. Mas há coisas que dependem de nós e somos nós que as inquinamos. Todos sabemos o que vem aí na segurança social e cruzamos os braços; na natalidade para a frente também não andamos; e, vezes demais, os corporativismos capturam o essencial das decisões políticas. No fundo, transformar tem que ter o assentimento dos cidadãos. Em Portugal, não tem, regra geral. Acudir aos corporativismos serve bem melhor as cumplicidades políticas e o faro de conservação do poder. Quem não o faz sucumbe ou estagna, as mais das vezes.

Mudar isto compete aos cidadãos. Já sabemos que a montanha pariu um rato. Era um choque de curto prazo, reposições de rendimentos imediatos e afins. Dinheiro que não seria mal entregue se o diabo ainda não estivesse atrás da porta, mas está, e daqui a pouco vai lá bater novamente. Pedir-nos coisas que teremos que aceitar porque fomos imprevidentes. Coisas que devíamos ser nós a fazer, mas que preferimos ser governados por outros e mutilar a nossa dignidade.

Tudo está a ser revisto em baixa. Previa-se um crescimento de 2,4 por cento no célebre plano Centeno e, no pior dos cenários, já vamos nos 1.3. É um rombo. Gigantesco. Se fosse o consumo privado não me preocuparia muito, mas é o investimento privado. As empresas não têm dinheiro, tem que vir lá de fora, mas alguns proferem umas proclamações que os assustam e quem está lá fora não mete dinheiro cá dentro. A instabilidade está a deixar mazelas, e muitas delas só se sentirão quando percebermos que sem criarmos cá, sempre que aumenta o consumo privado estamos a mandar para fora e a ficar mais expostos aos riscos implacáveis dos mercados..

Esta ideia não devia ser de partido nenhum, é elementar, mais a mais quando o consumo é em termos relativos o segundo mais alto da Europa.

Regiões como o Algarve têm a mais a perder com isto: são economias abertas, em franca competição e os impostos e taxas têm um efeito mais devastador no nosso tecido económico. Contas arrumadas são mais importantes para o Algarve. Devemos zelar por isso. Afinal, aqui em sentido próprio, queremos continuar a ter o segredo mais famoso da Europa.

Cristóvão Norte
(Deputado do PSD na Assembleia da República)

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

“Terra do Atum” de portas abertas para o mundo

Durante o mês de fevereiro, entre os dias 17 e 25, a confraria do...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.