Nova cartogafia digital para ajudar a combater incêndios

ouvir notícia

.

A Terras do Infante, associação composta pelos municípios de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo, acaba de atualizar o denominado “Kit Cartográfico” através da adquisição de 15 equipamentos informáticos. Estes três municípios servirão agora de polo de teste e desenvolvimento destes “kits”, que poderão, mais tarde, vir a ser adotados pelos restantes municípios do Algarve.

Em 2009 foi elaborada a primeira versão do “Kit Cartográfico”, que designava a cartografia de apoio ao combate a incêndios, elaborada com base nas cartas topográficas militares e nos ortofotomapas de 2005. Esta cartografia continha ainda impressas, sobre aquelas bases cartográficas, os elementos disponíveis na altura (considerados como peças-chave na delineação das estratégias de combate a incêndios), nomeadamente a rede viária padronizada, pontos de água classificados em função da sua acessibilidade a meios terrestres e aéreos, faixas de gestão de combustível que se encontrassem executadas, os locais de estacionamento das equipas de sapadores florestais, entre outros.

No entanto, este “kit cartográfico”, em formato de papel, encontrava-se bastante desatualizado (os ortofotomapas tinham cerca de 10 anos) e o seu manuseamento não era suficientemente expedito. Por isso, considerou-se que a sua atualização deveria passar não só pela atualização da cartografia de base, mas também pela utilização dos novos equipamentos informáticos, nomeadamente tablets, com todas as suas potencialidades de georeferenciação por GPS, comunicação de dados, medições automatizadas de distância e áreas. O novo sistema possui uma capacidade de atualização de dados de base que o formato em papel dificilmente suportaria.

- Publicidade -

Os equipamentos adquiridos pela Terras do Infante estão carregados com os referidos dados de base, que foram distribuídos por cada um dos serviços municipais de Proteção Civil e dos corpos de bombeiros voluntários dos três municípios.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.