Milhares de pequenos craques começam a chegar a VRSA para o Mundialito Infantil

ouvir notícia

.

Competição inclui mais de 700 jogos durante uma semana, repartidos pelos campos relvados do concelho de Vila Real de Santo António e da cidade espanhola de Ayamonte. A grande festa mundial do futebol infantil começa este domingo e a cerimónia inaugural está marcada para as 18h00 do mesmo dia

.

Domingos Viegas

- Publicidade -

As 207 equipas, totalizando cerca de 4 mil pequenos craques do futebol oriundos de 50 países, aos quais se juntam técnicos, familiares e acompanhantes, já começaram a chegar a Vila Real de Santo António para mais uma edição do Mundialito Infantil, que arranca este domingo e decorre até 4 de abril.

A cerimónia de abertura está marcada para as 18h00 de domingo e, ao contrário do que sucedeu nos anos anteriores, não incluirá apenas o desfile das equipas. Porém, a organização continua a não querer revelar o conteúdo do espetáculo que está previsto para este dia. Sabe-se, para já, que integrará 400 figurantes e que será coordenado pelo coreógrafo Israel Reyes, conhecido pela produção de diversos musicais em Espanha e pelos carnavais das Ilhas Canárias.

Em relação às estreias, e entre os emblemas mais conhecidos, destaque para os ingleses do Liverpool, os japoneses do Kashima Antlers e os espanhóis do Celta de Vigo e do Málaga. Este ano há ainda a registar o regresso dos italianos do Inter de Milão.

Os portugueses Benfica, Porto e Sporting, bem como Olhanense, Marítimo e Belenenses, têm o estatuto de cabeça de série. De Espanha, e além de Celta e Málaga, o destaque vai para Barcelona, Atlético de Madrid, Sevilha, Valência, Bétis e Recreativo de Huelva. A lista de equipas de renome internacional completa-se com Juventus (Itália), Ajax (Holanda), Vasco da Gama (Brasil) e América (México).

Haverá cinco competições distintas, referentes a outros tantos escalões etários, em vez das quatro das últimas edições, já que o torneio destinado a infantis (crianças nascidas em 2003 e 2004) passa a ter duas competições, uma para cada ano de nascimento. Assim, a prova será disputada por crianças nascidas em 2003 (68 equipas), 2004 (31), 2005/2006 (54), 2007/2008 (34) e 2009 (20).

Os jogos voltam a disputar-se nos campos do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, do Lusitano e do Beira-Mar (Monte Gordo), em Portugal, e nos estádios Cidade de Ayamonte e Blas Infante, em Ayamonte, Espanha. A organização terá, mais uma vez, à disposição dos participantes uma carreira rodoviária que percorrerá todos os locais de jogos e as unidades hoteleiras onde as equipas estão instaladas. A este serviço junta-se a carreira fluvial entre a cidade pombalina e Ayamonte…

(Mais desenvolvimento na edição impressa do Jornal do Algarve, que está nas bancas desde quinta-feira)

.

.

 

.

 

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.