Miguel Albuquerque consegue 11.ª maioria absoluta

ouvir notícia

Miguel Albuquerque

Os sociais-democratas madeirenses conquistaram nova maioria absoluta nas regionais na noite eleitoral de maior inquietação e incerteza da história do partido. O 24.º deputado do PSD, o que garante a maioria absoluta dos 47 deputados da Assembleia Regional, só foi eleito depois de contada a última freguesia, o Caniço, cujos votos foram disputados com a surpresa deste domingo: o JPP. O grande derrotado é o PS, cujo líder já se demitiu.

Quando se confirmou a maioria, suspirou-se de alívio na sede social-democrata e soltaram-se foguetes. Miguel Albuquerque, o presidente do Governo Regional eleito, surgiu pouco depois para falar do futuro e mostrar que é diferente. Além do futuro governo, dos desafios e da certeza que é possível renegociar a dívida com Pedro Passos Coelho, Albuquerque fez questão de cumprimentar os adversários, os jornalistas e os compatriotas dos Açores e do continente.

Apesar dos foguetes e da festa pelas ruas do Funchal – desta vez a pé porque os eleitos devem estar próximos dos eleitores – o novo líder quis cumprimentar os “adversários pela forma exemplar como correram a campanha e as eleições” e fez apelo para que todos “possam contribuir para prestigiar a Madeira no futuro”. E como a noite foi diferente e a vitória suada, Miguel Albuquerque quis por um fim aos recorrentes incidentes com jornalistas nas noites eleitorais. Desta vez receberam um cumprimento pelo trabalho, só “deu credibilidade” às eleições.

- Publicidade -

Os “compatriotas dos Açores e do continente” também foram saudados a partir da sede do PSD no Funchal. A autonomia regional, lembrou, é um “dos sucessos da democracia portuguesa”. Os anos da dialética política de Alberto João Jardim com Lisboa parecem fechados e Albuquerque quer acabar com a origem do que deu azo, na Madeira, aos populismos e quebrou as pontes com a República. Quanto ao Governo, será formado durante as próximas semanas, garantiu. Do Governo que sai, que também é do PSD, Miguel Albuquerque recebeu uma carta de felicitações de Jardim.

O sobressalto do PSD acalentou, por umas horas, o sonho do CDS chegar ao Governo Regional através de uma coligação. José Manuel Rodrigues bateu-se por isso e na noite deste domingo achou que a festa seria dos centristas. Até ao último minuto, a esperança manteve-se, mas a possibilidade de ir para ao governo acabou por não acontecer. Destas eleições, fica o prémio de consolação de ser o segundo partido mais votado e ter sete deputados, menos dois do que em 2011.

A derrota mais pesada é do PS que, tentou reeditar a coligação das autárquicas, mas acabou por ter eleger apenas seis deputados , tantos como os socialistas conseguiram em 2011, um desastre que, na altura, foi histórico. Desta vez, com a coligação Mudança – juntava PS, PTP, PAN e MPT – o PS elege apenas cinco deputados. O sexto é do PTP de José Manuel Coelho. Victor Freitas, que insistiu sempre na vitória, apresentou a demissão da presidência do PS. O partido terá agora de se erguer deste resultado que o colocou com o mesmo número de deputados que o JPP.

O JPP, o partido que nasceu de um movimento de cidadãos e legalizado em janeiro, é a grande novidade das eleições deste domingo. Em Santa Cruz, o concelho onde nasceu o partido e o segundo mais populoso da Madeira, o JPP bateu-se em votos e percentagem com o PSD e, por pouco, não tirava a maioria absoluta aos sociais-democratas. O líder, Elvio Sousa, é arqueólogo e o partido mantém o espírito do movimento de cidadãos que ganhou a Câmara de Santa Cruz.

A estreia na Assembleia Regional começa com cinco deputados e o JPP fez a festa pela ruas do Funchal com bandeiras e o hino, que fica no ouvido e diz que este “é o momento”. Esta noite também foi o momento do BE que, depois de ter perdido a representação parlamentar em 2011, regressa, mas desta vez com dois deputados. Também a CDU aumentou a votação e o número de deputados, passa de um para dois. O PND, que fez a campanha numa ambulância, mantém o deputado.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.