Manuel Cabanas nasceu há 114 anos

ouvir notícia

.

Vila Real de Santo António comemora este sábado o 114.º aniversário do nascimento de Manuel Cabanas, com um programa de atividades organizado pela Liga dos Amigos do Mestre Manuel Cabanas (LAMMC).

As cerimónias começam às 10h00 com uma romagem à campa de Manuel Cabanas, no cemotério de cacela, onde serão colocadas flores, seguindo-se a sessão solene no Arquivo Histórico Mnicipal António Rosa Mendes, a partir das 11h00, na cidade pombalina.

Esta sessão começará com a intervenção de João Caldeira Romão, presidente da LAMMC, e incluirá duas palestras: “Os Valoes e Princípios Implícitos na Vida e Obra do Mestre Manuel Cabanas”, por Vítor Medeiros Igreja, e outra a cargo de Pedro Manuel Pereira, que falará sobre a figura de Manuel Cabanas.

- Publicidade -

Paralelamente decorrerá a exposição “Murmúrios do Sotavento” e um ateliêr de impressão artesanal em serigrafia e zincogravura, ambos a cargo do “Ovelha Negra_Coletivo”. A sessão contará ainda com um momento musical a cargo de Fernando Pessanha (piano) e Pedro Reis (baixo).

Refira-se que Vila Real de Santo António possui a maior colecção de xilogravuras de Portugal, todas da autoria do artista Manuel Cabanas, nascido na freguesia Vila Nova de Cacela a 11 de fevereiro de 1902. Faleceu no Hospital de Faro, no dia 25 de maio de 1995.

Além de ter criado uma obra artística ímpar no âmbito da gravura em madeira, Cabanas destacou-se como um dos fundadores do Partido Socialista e militante antifascista. Foi mestre maçon e pertenceu aos quadros do Grande Oriente Lusitano.

Em 1985 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, no grau de comendador, pelo então Presidente da República, Ramalho Eanes, e em 1991 foi agraciado pelo Presidente da República, Mário Soares, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.