Luís Gomes: Desassoreamento da foz do Guadiana “amplia potencialidades turísticas”

ouvir notícia

.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, considera que a conclusão das obras de desassoreamento da foz do Guadiana “irá aumentar as valências marítimo-turísticas do território do Baixo Guadiana e amplia as potencialidades de requalificação da frente ribeirinha de Vila Real de Santo António”.

Para o autarca vila-realense, as dragagens, que terminaram na última semana, representaram igualmente “uma clara vitória da Eurocidade do Guadiana”. Luís Gomes destacou ainda que “pela primeira vez, se passou dos projetos a uma intervenção no terreno”.

As obra de desassoreamento da barra do Guadiana devolveram a navegabilidade à foz do rio, que agora recuperou uma profundidade mínima de 3,5 metros.

- Publicidade -

A intervenção – avaliada em mais de 850 mil euros – teve por base o memorando de entendimento assinado em Lisboa, em 2014, entre o Governo português e a Junta de Andaluzia, e foi conduzida pela Consejería de Fomento y Vivienda da Andaluzia.

Esta obra “tem um caráter histórico, uma vez que concretiza um desejo ambicionado pelos algarvios há quase 30 anos e permite a navegação, em segurança, das embarcações turísticas, desportivas e pesqueiras”, frisa Luís Gomes.

A dragagem incidiu numa zona de 1250 metros de comprimento por 60 metros de largura, tendo sido retirados cerca de 63 mil metros cúbicos de sedimentos do fundo do rio Guadiana, que foram utilizados para realimentar as praias mais próximas da foz.

A obra de desassoreamento da barra do Guadiana foi financiada pelo Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP), em Portugal conduzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.